Quais são as características do hipertexto?
As principais características do hipertexto são as seguintes: intertextualidade, interatividade, velocidade, precisão, organização multilinear, transitoriedade, estrutura em rede, acessibilidade e dinamismo.
Como definir o hipertexto?
O hipertexto é, em sua definição, uma forma de escrita e leitura não linear, com blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou, por exemplo, imagens.
O que é hipertexto exemplo?
Exemplos de Hipertexto Além dos artigos da internet, um livro de contos, dicionários e enciclopédias são considerados exemplos de hipertextos. A informação contida neles proporciona um caráter não-linear onde o leitor pode também selecionar as informações e os caminhos de leitura que preferir.
Como criar um hipertexto passo a passo?
Adicionar o link
- Selecione o texto ou objeto que você quer usar como hiperlink.
- Clique com o botão direito do mouse e clique em Hiperlink .
- Em Vincular a, clique em Colocar neste Documento.
- Na lista, escolha o título ou o indicador para o qual pretende estabelecer um link.
O que são hipertextos característicos da linguagem digital?
Lévy (2011) entende o hipertexto como um processo de escrita e de leitura não linear e não hierarquizada, visto que tal processo apresenta características que permitem o acesso a outros textos verbais, imagens e sons de maneira ilimitada e instantânea, tornando-o multimidiático.
Qual é a vantagem dos hipertextos?
A importância do hipertexto Outra vantagem do uso do hipertexto é poder manter o leitor por mais tempo em seu site. Uma estratégia para isso é criar links no texto que direcionem a um conteúdo já existente no próprio site. Assim, você evita que o público se disperse em outros sites e ainda o fideliza.
Como surgiu o hipertexto?
A origem do termo hipertexto surgiu na década de 60, seu criador foi Theodor H. Nelson — filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação. Ele definiu o conceito de hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”.
O que significa o hipertexto ser um texto elástico?
O termo hipertexto, entretanto, tem sua origem nos anos sessenta, com Theodor H. Nelson e seu projeto Xanadu. Ele também é inventor do conceito de texto elástico, ou strech text, que se expande e se contrai de acordo com a demanda de informações.
Para que servem os hipertextos?
Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Qual foi o primeiro hipertexto a existir?
Em 1965, Engelbart inventou o mouse e Theodore Nelson criou o termo “hipertexto” no seu projeto Xanadu, cuja proposta era implementar uma rede de publicações eletrônica, instantânea e universal – um verdadeiro sistema hipertexto, um universo documental.
O que é a linguagem digital?
A Linguagem digital é um misto da oralidade e escrita, e utiliza-se também de signos não verbais, como emotions, por exemplo. Sabemos hoje, que uma simples resposta pode ser respondida com uma simples imagem digital.
Quais são os exemplos de gêneros digitais?
Descubra o que são gêneros digitais e quais são os principais!
- Currículo web.
- GIF (Graphics Interchange Format)
- Fanfiction.
- Vlog.
- Wiki.
1 de jul. de 2021
O que é o hipertexto e quais as suas vantagens?
O hipertexto apresenta uma forma interativa de debate entre leitor/autor, capacidade que permite a qualquer pessoa a alteração do conteúdo das páginas, o que tem se ampliado cada vez mais nos suportes eletrônicos.
Quais são as desvantagens do hipertexto?
A maior e mais importante limitação ocorre devido à estrutura fragmentada na qual as informações são organizadas num hipertexto. Esta estrutura, quando mal organizada ou muito complexa, pode facilmente levar ao leitor a sensação de Page 16 12 “desorientação”.
Comentários