O que é uma mega-apófise?

O que significa Mega-apófise?

Megapófise transversa é um aumento do processo transverso da vértebra (região lateral da vértebra) que geralmente ocorre em pacientes com uma vértebra a mais na região lombar baixa (supranumerária) ou na quinta vértebra lombar quando tem uma morfologia diferente (forma diferente).

O que é mega-apófise transversa?

Algumas vezes as pessoas têm aquilo que chamamos de megaapófise transversa, ou seja, a apófise transversa é muito maior do que o normal e já nasce unindo a última vértebra lombar com o osso sacro.

Como tratar Mega Megapófise?

O tratamento é sintomático e a maioria das pessoas nem sabem que nasceram assim. Não o impede de trabalhar e responde bem ao tratamento clínico (medicação e fisioterapia). Em caso de dor ou desconforto procure um ortopedista e/ou um fisioterapeuta.

O que é sacralização de L5?

Sacralização de L5 – A sacralização é uma anormalidade congênita na qual o processo transverso de L5 se funde ao sacro de um ou ambos os lados, ou ao ilíaco, ou a ambos. Essa anormalidade usualmente se apresenta bilateralmente.

O que é Megapófise L5?

É uma anomalia dos processos transverso da ultima vértebra lombar. O diagnostico dessa condição não indica muita coisa para o clinico e o tratamento é direcionado para os seus sintomas. A avaliação dos profissionais que lhe acompanham que irá definir seu tratamento.

Como tratar Anterolistese?

Qual o tratamento da anterolistese vertebral grau 1?

  1. infiltração da coluna.
  2. rizotomia química percutânea.
  3. rizotomia percutânea por radiofrequência.
  4. denervação percutânea facetária.
  5. microneurocirurgia.
  6. descompressão neurológica.
  7. tratamento cirúrgico do canal estreito.
  8. ALIF.

O que é presença de vértebra de transição lombo sacra?

Introdução: a vértebra de transição lombar é uma das anomalias congênitas da coluna lombo-sacra mais comuns. O seu reconhecimento possui relevância clínica, pois pode estar associada à alterações degenerativas da coluna lombo-sacra e dor lombar.

O que é Síndrome de Bertolotti?

OBJETIVO: A síndrome de Bertolotti é uma desordem congênita da coluna vertebral caracterizada pela ocorrência de uma mega-apófise transversa lombar em uma vértebra de aspecto transicional, que geralmente se articula com o sacro ou com o osso ilíaco. Tal síndrome tem sido considerada possível causa de dor lombar.

O que significa a palavra sacralização?

Tornar ou tornar-se sagrado ou sacro.

Onde se localiza a L5?

Já a Coluna Lombar (L1 a L5) começa na parte inferior da coluna vertebral, exatamente abaixo das regiões torácica e cervical e logo acima do sacro.

O que pode causar artrose na coluna?

A artrose lombar é a degeneração das articulações entre as vértebras lombares, causada principalmente pela manutenção de uma postura inadequada por longos períodos de tempo e de forma crônica. Além disso, alguns esportes que geram sobrecarga na coluna podem predispor o aparecimento de sintomas.

Como tratar Espondiloartrose?

O tratamento da espondiloartrose deve ser orientado pelo ortopedista, que pode indicar uso de anti-inflamatórios em forma de comprimido, injeção ou pomada. Além disso, é normalmente indicada a fisioterapia para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Como tratar Anterolistese grau 1?

A anterolistese grau 1 pode muitas vezes ser tratada com tratamentos não cirúrgicos, como fisioterapia, acupuntura e rpg. A última opção é uma cirurgia.

Quando uma vértebra escorrega o que acontece?

A espondilólise é uma situação onde há uma pequena fratura de uma vértebra da coluna, que pode ser assintomática ou dar origem a uma espondilolistese, que é quando a vértebraescorrega‘ para trás, deformando a coluna, podendo pressionar um nervo e causar sintomas como dor nas costas e dificuldade para se movimentar.