O que são processos Mastoide e Estiloide?

O que são os processos Mastoide e estiloide?

O processo (apófise) estiloide é uma projeção espicular do aspecto inferior do osso temporal. Ele se origina anteriormente ao forame (buraco) estilomastóideo, que abriga o nervo facial (nervo craniano VII) e a artéria estilomastóidea.

O que é o processo mastoide?

O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.

Quais são os ossos que possuem processos Estiloides?

O processo estilóide é uma projeção óssea de direção ântero-inferior localizado na base do crânio, situado lateralmente à fossa jugular, ântero-medial ao processo mastóideo e medialmente à parte timpânica do osso temporal.

O que se insere no processo mastoide?

Processo mastoide é uma projeção cônica que pode variar de tamanho e forma localizada na parte posterior do osso temporal (porção mastoidea). Em sua face externa, estão ligados os músculos esternocleidomastoideo, esplênio da cabeça e dorsal longo da cabeça.

O que é o processo estilóide?

O processo estilóide é uma projeção óssea fina que se origina na porção inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo6. Nele inserem-se os ligamentos estilofaríngeo, estilomandibular e estilo-hióideo.

O que é um estilóide?

Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.

Quais os perigos da mastoidite?

Possíveis complicações Surdez; Meningite; Abscessos cerebrais; Infecção disseminada pelo sangue, conhecida como sepse.

Onde se encontra o processo estilóide?

O processo estilóide é uma estrutura óssea delgada e pontuda, que se projeta para baixo e para frente da face inferior do osso temporal.

Qual estrutura se insere no processo mastoide do osso temporal?

Na sua superfície inferior, encontra-se o processo mastóide, local de inserção do músculo esternocleidomastoideo, a incisura do digástrico (local de inserção de seu ventre posterior) e o sulco da artéria occipital.

Onde Origina-se e Insere-se o Esternocleidomastóideo?

Origem e inserção O músculo esternocleidomastóideo é um músculo de duas cabeças. A cabeça esternal se origina do manúbrio do esterno, e a cabeça clavicular da porção média da clavícula. A inserção é no processo mastoide do osso temporal e na linha nucal superior do osso occipital.

O que causa a síndrome de Eagle?

São possíveis causas para a síndrome de Eagle: o alongamento do processo estilóide decorrente da ossificação de um remanescente embriológico da cartilagem do segundo arco branquial ou a calcificação do ligamento estilo-hióideo (1, 4).

Que órgão muscular está ligado ao osso hióide?

O hioide não se articula com nenhum outro osso nem da cabeça nem do pescoço. Ao invés disso ele está ligado a diversos músculos do pescoço e cabeça, dentre eles os principais grupos musculares incluem: Músculos da faringe (fazem a constrição e elevam a faringe)

Qual a função do processo estilóide?

A função desse processo é fixar os ligamentos estiloioideo e estilomandibular e é a origem dos músculos estiloglosso, estilofaríngeo e estilóide (BUCHAIM et al., 2012).

O que é processo estilóide do rádio?

Durante a pronação e supinação, a cabeça do rádio pode ser sentida pela palpação, distalmente ao epicôndilo lateral. O processo estilóide do rádio é palpável ao nível do punho, lateralmente. Repare que ele se situa distalmente ao relevo produzido pelo processo estilóide da ulna. SOBOTTA: Sobotta J.