O que são olhos de guaxinim?

O que quer dizer olhos de guaxinim?

Olhos de Guaxinin: a equimose periorbital, popularmente conhecida como olhos de guaxinim, é uma condição caracterizada pela presença de grandes manchas roxas ao redor dos olhos, causadas por sangramentos internos na face.

Quando Observa-se o sinal de Batlle e olhos de guaxinim?

Identifica-se também equimose na região mastoidea (Sinal de Battle) – indica fratura de base de crânio e acúmulo de sangue na membrana timpânica (hemotimpano). As fraturas da placa crivosa associam-se à equimose periorbitais (olhos de guaxinim). Esse sinal geralmente não está presente no período imediato após o trauma.

O que o TCE pode causar?

Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico. As causas do traumatismo craniano podem envolver qualquer acidente em que a cabeça seja fraturada, como em quedas ou acidentes de carro.

O que é TCE em enfermagem?

O traumatismo cranioencefálico é um grave problema de saúde pública, na medida em que assume a principal causa de morte e seqüela em crianças e adultos jovens. Este estudo teve como objetivo analisar os principais cuidados do enfermeiro prestados a vítimas de traumatismo cranioencefálico.

O que pode causar olho roxo?

O olho roxo geralmente é o resultado de um acidente em que um objeto atinge a área ao redor dos olhos. Esses acidentes ocorrem por inúmeros motivos, desde praticando esportes até esbarrando em algo. Outras causas comuns incluem cirurgia estética dos olhos, infecções dos seios nasais e cirurgia nasal.

O que é uma equimose?

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.

Quando aparece sinal de guaxinim?

O Sinal do Guaxinim ou bléfaro-hematoma consiste em equimose periorbital bilateral. É um forte indicativo de lesão de base de crânio, e surge algumas horas após o trauma e indica trauma direto. As fraturas de base de crânio geralmente não são visualizadas em radiografias comuns, como raios X.

Em que área acontece o sinal de guaxinim?

5) Sinal de guaxinim Trata-se de uma equimose (área roxa) em torno das órbitas, simulando a mancha preta ao redor dos olhos do animal guaxinim. A fratura de um ou mais ossos da face pode apresentar este sinal: da base do crânio, osso frontal, osso nasal, osso maxilar e osso zigomático.

Quem tem traumatismo craniano volta ao normal?

Quase todos os traumatizados cranianos passam por um processo de recuperação de grau variável, dependendo da gravidade e número de lesões. A recuperação é mais rápida nas primeiras semanas e mais lenta posteriormente, podendo estender-se até dois anos, após o traumatismo.

Como é a morte por traumatismo craniano?

Os traumatismos cranianos que não afetam o cérebro são considerados pouco graves. Os traumatismos cranianos poderão causar lesões cerebrais (lesão cerebral traumática ou LCT). As LCTs contribuem para cerca de 30% de todas as mortes causadas por lesões de qualquer tipo.

Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com TCE?

O atendimento inicial em vítimas de TCE, feita pelo enfermeiro consiste em realizar avaliação primária, de acordo com o protocolo o enfermeiro deve garantir permeabilidade das vias aéreas, estabilização da coluna cervical, oferecer oxigênio para uma ventilação adequada, monitorar circulação e avaliar precocemente a …

Quais são os tipos de TCE?

Tipos de Trauma Cranioencefálico O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta.

É possível ter olhos roxos?

Os olhos violetas existem. Não são somente características das lentes de contato. A cor é considerada a mais rara de todas e muitas vezes é confundida com o azul profundo. Uma famosa atriz de Hollywood foi presenteada ao nascer com os olhos violetas.

Porque a olheira fica roxa?

Olheiras arroxeadas As vascularizadas recebem esse nome porque são causadas pelo acúmulo de vasinhos na região abaixo do olhos – pele delicada e fina – ou também pela sua má circulação. São aquelas que surgem quando dormimos pouco ou estamos muito cansadas.