Quais as sequelas do hematoma subdural?
Os hematomas subdurais agudos podem causar edema no cérebro. O hematoma e o edema podem resultar em aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana), o que pode piorar os sintomas e aumentar o risco de morte.
Quais são as complicações mais comuns no Pós-operatório da drenagem de hematoma HSA?
As principais complicações decorrentes do tratamento cirúrgico do HSDC são: dificuldade de re-expansão cerebral, recidiva do hematoma, crises convulsivas, edema cerebral, empiema subdural, pneumoencéfalo hipertensivo e hemorragia intracraniana3,10,27,33,41,42,46,47,60,66.
Qual o tratamento quando ocorre um hematoma sobre o osso do crânio?
O tratamento de hematomas subdurais irá depender da gravidade do problema. Em casos mais simples é feita apenas a observação do paciente e exames para avaliar como está o hematoma. Em situações mais graves podem ser realizadas cirurgias para reduzir a pressão sobre o cérebro.
Quando operar hematoma subdural?
O hematoma subdural crônico é uma patologia que ocorre principalmente em idosos, alguns dias após um trauma no crânio. Não é uma cirurgia isenta de riscos, já que sangramento dentro do crânio é sempre grave, e os pacientes idosos possuem uma chance maior de apresentarem complicações clínicas.
O que causa hemorragia subdural?
A principal causa do hematoma subdural é uma pancada forte na cabeça, que faz com que os vasos sanguíneos estourem, gerando um acúmulo de sangue na cabeça que pressiona o cérebro, podendo causar sequelas.
Quanto tempo dura um hematoma na cabeça?
Nas partes do corpo onde a pele fica muito próxima do osso (cabeça e canela, principalmente), a bolsinha de sangue faz a pele subir, formando um caroço – afinal, é mais fácil empurrar a pele do que o osso. Naturalmente, o sangue é reabsorvido pelos vasos sanguíneos e o hematoma desaparece depois de alguns dias.
Quais são os cuidados com HSA?
Os cuidados à pessoa com HSA por rutura de aneurisma devem-se centrar na estabilização do doente e na prevenção do risco de recorrência de hemorragia.
O que é HSA na enfermagem?
Hemorragia subaracnoidea é o extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnoideo. A causa mais comum de sangramento espontânea é a ruptura de um aneurisma.
Como tratar hematoma na cabeça?
Um procedimento cirúrgico chamado craniotomia poderá ser usado para remover um hematoma subdural grande. Geralmente, isso é feito para tratar hematomas subdurais agudos. Nesse procedimento cirúrgico, o cirurgião remove parte do crânio para que o coágulo ou o hematoma saiam.
Quanto tempo dura uma cirurgia de hematoma subdural?
O tempo médio pode variar de 30 a 60 minutos. Em alguns casos, com hematomas pequenos pode ser mais rápido ou em outros em que o sangramento demora cessar, pode se prolongar um pouco mais.
Quais os riscos de uma cirurgia na cabeça?
Possíveis riscos e efeitos colaterais Como em todos os procedimentos cirúrgicos a cirurgia do cérebro pode apresentar riscos e complicações potenciais, como sangramento, infecção ou reações à anestesia. Uma das principais preocupações após a cirurgia é o inchaço no cérebro.
O que é subdural na cabeça?
Hematoma subdural refere-se a um acúmulo de sangue na superfície do cérebro, sob o crânio. Os hematomas subdurais podem acarretar risco à vida. Geralmente são causados por uma lesão cefálica (na cabeça). Existem dois tipos de hematoma subdural: agudo e crônico.
O que significa a palavra subdural?
[ Anatomia ] Que ocorre ou se situa debaixo da dura-máter (ex.: empiema subdural).
Como tratar hematomas na cabeça?
Tratamento Hematoma Subdural Para os casos mais graves, é necessário algum tipo de procedimento cirúrgico, seja ele uma drenagem simples, uma craniotomia ou uma craniectomia descompressiva, a fim de aliviar a pressão do cérebro.
Comentários