O que quer dizer panoptismo?
O tema abordado é o Panoptismo, que têm como finalidade a vigilância contínua do indivíduo, isto é, uma forma de controle social relacionado ao modo de sistema prisional, porém aplicado à sociedade de diversas formas. A ideia do panóptico foi criada por Jeremy Bentham no séc.
O que é o panóptico que Michel Foucault analisa?
O panóptico nasce como uma arquitetura de maximização da eficiência do poder, na medida em que rege a economia de energia, de recursos humanos, além de aumentar as possibilidades acúmulo de saber sobre os indivíduos vigiados.
Quais os elementos do panoptismo?
Basicamente, trata-se de edifício circular com várias celas, sendo que no centro se encontra a torre de controle. Em tal torre permanece o “inspetor”, que tudo vê, mas jamais é visto.
O que o panoptismo defende e luta contra?
Olaya Fernández Guerrero – No contexto do panoptismo, o povo, ou melhor, a cidadania, perde parte da sua autonomia e liberdade de ação e transforma-se em uma coletividade administrada e vigiada, submetida a um regime de visibilidade em que todos, e cada um dos indivíduos, estão sujeitos à supervisão e são colocados sob …
Porque o panoptismo é uma forma de poder?
O Panóptico automatiza o poder ao infundir naquele que é observado uma sensação consciente de uma vigilância permanente: arquitetura que cria e mantém uma relação de poder, portanto, que não mais depende daquele que o exerce; os vigiados são presos em um sistema no qual eles mesmos são portadores das relações que os …
Quem criou o panoptismo?
Jeremy Bentham criou o sistema Panóptico, após estudar o sistema carcerário, e percebeu que esse projeto poderia também ser usado em escolas e fábricas com o objetivo de que crianças e trabalhadores pudessem aprender e produzir mais, através deste sistema de vigilância O sistema Panóptico se espalhou por toda sociedade …
O que é o panóptico e qual relação pode ser feita entre este e a relação de poder na escola?
panóptico é um intensificador para qualquer apare- lho de poder: assegura sua economia (em material, em pessoal, em tempo); assegura sua eficácia por seu caráter preventivo, seu funcionamento contínuo e seus mecanismos automáticos” (idem, p. 195, grifos nossos). “sujeito automático” (Marx).
O que acontece com o elemento metafórico do panóptico empregado por Foucault?
A figura do Grande Irmão se organiza em torno do conceito de normalidade, tal como o elemento metafórico do Panopticon, empregado por Foucault para representar a sociedade disciplinar, estrutura-se a partir da norma.
Quais são os elementos de panóptico da sociedade atual?
Um exemplo de modelo panóptico, que atinge pessoas públicas, é o paparazzo. Além dele, graças às novas tecnologias, como o advento dos celulares com câmeras, o público acaba fazendo também o trabalho de vigiar o comportamento dos famosos.
O que é panoptismo de Bentham?
Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
Qual a reflexão de Michel Foucault no livro Vigiar e Punir *?
Vigiar e Punir Reflete o motivo pelo qual as torturas deram lugar ao encarceramento das prisões, pretendendo que essa fosse a forma mais adequada de correção. O filósofo responde essa questão refletindo sobre o poder da monarquia (absoluto), o qual foi substituído pelo poder de um governo republicano.
Como o panoptismo Configura-se como uma tecnologia de poder na sociedade disciplinar?
O poder disciplinar panóptico, por meio da visibilidade, da regulamentação minuciosa do tempo e na localização dos corpos no espaço, possibilitou o controle sobre os indivíduos vigiados, de forma a torná-los dóceis e úteis à sociedade, instaurando, dessa forma, uma nova tecnologia do poder.
Como o Panóptico pode simbolizar o poder sobre a sociedade?
Um exemplo de modelo panóptico, que atinge pessoas públicas, é o paparazzo. Além dele, graças às novas tecnologias, como o advento dos celulares com câmeras, o público acaba fazendo também o trabalho de vigiar o comportamento dos famosos.
Como surgiu o conceito de panóptico?
A criação deste desenho deve-se a Jeremy Bentham, um filósofo britânico que imaginou uma cadeia em que todos os reclusos estivessem sob o campo de visão do vigilante, sem que os presos soubessem que a observação era feita em todo o momento.
Comentários