Quais são as situações didáticas?

Quais as situações didáticas?

Podemos conceituar situações didáticas como um conjunto de ações e atividades que desenvolvem no aluno algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano. As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais.

Como são classificadas as situações didáticas?

Elas são divididas, segundo Brosseau, em quatros tipos: Ação, Formulação, Validação e Institucionalização.

O que é Teoria das Situações Didáticas definição?

A Teoria das Situações Didáticas discute as formas de apresentação de determinado conteúdo matemático – ou parte dele – para os alunos, sempre que houver uma intenção clara do professor de possibilitar ao aluno a aprendizagem (aquisição de saberes), por meio da sequência didática planejada.

Quais são as teorias da didática?

A teoria das situações didáticas foi proposta pelo francês Guy Brousseau, no intuito de compreender as relações existentes entre alunos, professores e o meio onde acontece o aprendizado (sala de aula). … Brousseau associa sua teoria a quatro vertentes norteadoras: ação, formulação, validação e institucionalização.

Quais são os recursos didáticos pedagógicos?

São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.

Como Iniciar uma situação didática?

Exemplo de sequência didática pronta Um bom planejamento destaca: Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição) Objetivo da sequência didática. Conteúdos a serem trabalhados.

Como criar uma situação didática?

Exemplo de sequência didática pronta

  1. Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição)
  2. Objetivo da sequência didática.
  3. Conteúdos a serem trabalhados.
  4. Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas.
  5. Tempo de execução da sequência didática.

O que Brousseau entende por situações Adidáticas?

De acordo com Brousseau, um situação didática ocorre quando há a intenção (implícita ou explicita) de aprendizagem. Já uma situação adidática (ou não declaradamente didática), é uma situação didática em que o aluno deve perceber as características e padrões que o ajudarão a compreender um novo saber.

O que Brousseau conceituou como situação didática e qual a importância do conceito para o trabalho pedagógico com os estudantes?

A Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por ele se baseia no princípio de que “cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação“, entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas. Para que ela seja solucionada, é preciso que os alunos mobilizem o conhecimento correspondente.

O que é a teoria dos Campos Conceituais?

A Teoria dos Campos Conceituais visa fornecer quadros e alguns princípios para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem de competências complexas dos estudantes.

O que é didática de ensino?

Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos.

Como podemos classificar os recursos didáticos?

Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas …

O que são recursos didáticos no plano de aula?

Os recursos didáticos são materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula. Tais recursos também são utilizados para motivar os alunos e incentivar o interesse deles no tema abordado.

O que colocar na situação Didatica?

A situação didática é formada por atividades que podem ser definidas como sendo os “meios” usados pelo professor a fim de que o aluno vivencie as experiências necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades fazendo com que a aprendizagem seja significativa.