Quais são as palavras de duplo sentido?
Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo:
- Adoro suco de manga (se referindo à fruta)
- Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
- Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).
Quando uma palavra tem dois significados?
Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.
Quando um texto tem duplo sentido?
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Qual a figura de linguagem que tem duplo sentido?
A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer.
Qual palavra tem mais significados?
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra “vela” é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Como zoar seus amigos com palavras?
Fazer um amigo é um dom, conservar um amigo é uma virtude, mas me ter como amigo, fala sério, é uma honra! Amigo é igual a carro velho, a gente só tem prejuízo, mas não quer se livrar dele. Em nome da nossa amizade, se você cair, eu te ajudo a levantar… mas só depois que eu parar de rir!
Quando uma palavra dá origem a outra?
Estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. A maioria das palavras da língua portuguesa tem origem latina, grega, árabe, espanhola, italiana, francesa ou inglesa.
Qual palavra tem mais de um significado?
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra “vela” é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
O que é uma via de sentido duplo?
Placa de trânsito modelo R-28 DUPLO SENTIDO DE CIRCULAÇÃO. Assinala ao condutor do veículo que a via de sentido único de circulação passa a ser de sentido duplo, após o ponto em que o sinal estiver colocado.
O que é dupla interpretação?
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. … A expressão em destaque, na frase, pode ter dupla interpretação: ou a pessoa que não usar o cinto pode dar-se mal (ser multada) ou machucar-se, caso ocorra algum imprevisto.
O que é ambiguidade e dê exemplos?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
O que é pleonasmo e exemplos?
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.
O que é uma palavra homófona?
Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.
Porque as palavras têm mais de um significado?
Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico. O significado que a palavra polissêmica assume depende de fatores etimológicos, uso de metáfora e o contexto no qual se insere.
Comentários