Para que serve o exame de sangue Cromogranina?

O que significa Cromogranina a Positivo?

Níveis séricos elevados de cromogranina A são considerado um marcador para tumores de origem neuroendócrina. No entanto, a utilização clínica mais significativa da cromogranina A está relacionada com o procedimento de diagnóstico em pacientes com feocromocitoma.

Para que serve o exame de sangue Cromogranina A?

A dosagem de cromogranina A, uma glicoproteína secretada pelos diversos tecidos neuroendócrinos, pode ser utilizada como marcador sérico nos pacientes com diagnóstico de tumores neuroendócrinos, entre eles os diferenciados e os carcinoides.

Quais são os marcadores de câncer?

Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.1; PAP (Fosfatase Ácida Prostática); CA 72.4; ß-HCG (gonadotrofina coriônica humana); CA 125; …

Qual marcador tumoral para fígado?

Principais marcadores tumorais em uso atualmente

marCADORES TUMORAIS cÂncerEs
AFP (alfa-fetoproteína) Fígado, células germinativas câncer de ovário ou testículo
B2M (Beta-2- microglobulina) Mieloma múltiplo e linfomas
CA 15-3 (Antígeno de câncer 15-3) Câncer de mama e outros, incluindo o de pulmão e de ovário

•21 de out. de 2009

Qual o valor normal da Cromogranina A?

CROMOGRANINA A

Método Parâmetro Valor de referência
RADIOIMUNOENSAIO CROMOGRANINA A Inferior a 108,00 ng/mL

Como detectar um tumor Neuroendocrino?

Para a maioria dos tipos de tumores, a biópsia é a única maneira de fazer o diagnóstico definitivo da doença. A biópsia consiste na remoção de uma pequena amostra de tecido para exame ao microscópio em laboratório.

Qual o nome do exame de marcador tumoral?

Os mais comuns são: PSA (antígeno prostático específico), que detecta a presença do câncer de próstata; CA 125, que sugere câncer de ovário; AFP, ou alfafetoproteína, visto que altos níveis da substância podem indicar câncer de fígado (embora os níveis também possam aumentar em algumas doenças benignas);

Quando o CA 19 9 elevado e câncer?

A presença de quantidades baixas da proteína CA 199 são normais, mesmo em pessoas saudáveis, no entanto, valores superiores a 37 U/mL geralmente indicam que algum tipo de câncer se está desenvolvendo.

Qual Exame de sangue detecta câncer no fígado?

Para as pessoas com maior risco de câncer de fígado devido a cirrose ou a hepatite B crônica, alguns especialistas recomendam o rastreamento com exames de sangue com alfa-fetoproteína (AFP) e ultrassom a cada 6 meses. Em alguns estudos, o rastreamento está associado a uma melhora da sobrevida do câncer de fígado.

O que é ca15 3 alto?

O que é CA 153? CA 153 é uma proteína produzida pelas células mamárias do corpo humano. Sua concentração pode ser mais elevada em pacientes com câncer, sendo, nesse caso, usado como marcador tumoral. Ou seja, alterações nessa proteína podem determinar alterações no tumor.

O que significa tumor neuroendócrino grau 1?

Tumor neuroendócrino é o termo genérico para um grupo de cânceres incomuns, muitas vezes de crescimento lento, que se desenvolvem a partir de células do sistema endócrino. Essas células estão distribuídas em várias partes do organismo, principalmente no intestino delgado, intestino grosso, ovários, pâncreas e pulmão.

Quais são os tumores neuroendócrinos?

Os tumores neuroendócrinos (TNE) são neoplasias raras, que podem surgir em diversos órgãos, como pulmão, estômago, intestino delgado, pâncreas, cólon, reto e até pele.

O que causa tumor Neuroendocrino?

Os tumores neuroendócrinos são aqueles formados em qualquer região do sistema neuroendócrino. Eles ocorrem quando algumas das células neuroendócrinas passam por uma mutação que pode ser hereditária ou, na maioria dos casos, surgir ao acaso.

O que é o exame AFP?

O exame laboratorial mais comumente utilizado em pacientes com suspeita de câncer hepático (o carcinoma hepatocelular, ou CHC) é a dosagem sérica de alfa-fetoproteína (AFP), uma proteína normalmente produzida por células hepáticas imaturas do feto.