Quais são as três concepções de organização e gestão escolar?
Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas: técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa. Na primeira, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.
O que é uma concepção autogestionária?
A concepção autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva e na participação igual por todos os membros da escola e caracteriza-se pela ausência de direção centralizada.
Quais são as características da concepção autogestionária?
Concepção autogestionária: baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
O que é concepção técnico-científica de escola?
Concepção Técnico–Científica: ênfase na administração regulada; formas de comunicação verticalizadas; prioriza regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização e eficiência dos serviços escolares.
Quais as concepções de organização escolar?
Na concepção técnico-científica, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.
O que é concepção de gestão escolar?
Gestão Escolar é uma importante área de atuação profissional do licenciado em Pedagogia, sendo que compreende a administração, coordenação e orientação pedagógica da escola, além de demandar grandes responsabilidades por parte da equipe gestora, como a promoção de uma gestão participativa e democrática que envolva os …
Quais são as concepções de gestão escolar?
Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas: técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa. Na primeira, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.
Quais as três dimensões que compõem a instituição escolar?
103. Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três dimensões que compõem a instituição escolar: Nota: 10.0 A Dimensão pedagógica, Campo organizacional e Dimensão educacional.
São características do sistema racional de organização e gestão escolar?
No enfoque científico-racional, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.
São características da concepção Sociocrítica de organização e gestão escolar?
Na concepção sociocrítica, a organização escolar é concebida como um sistema, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões.
O que é concepção técnico-científica?
Concepção técnico–científica: “baseia-se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. Tende a seguir princípios e métodos da administração empresarial”.
O que é uma gestão técnico-científica?
A gestão Técnico–Científica é uma concepção de gestão burocrática e possui como uma de suas características a divisão de tarefas detalhada entre seus membros, na qual cada um exerce meramente a sua função.
O que é concepções de organização e gestão escolar?
Na concepção técnico-científica, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.
Quais são as concepções educacionais?
O artigo apresenta as características de três principais concepções de educação, a concepção conductista, a psico – cognitiva e a sócio – cognitiva, bem como as características das modalidades de educação, nomeadamente, educação formal, não – formal e informal.
Comentários