Como se escreve proteico na nova ortografia?

Quais são as palavras que mudaram com a nova ortografia?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Qual é o significado da palavra proteica?

1. Relativo a proteína. 2. … Que é uma fonte de proteínas (ex.: alimento proteico ).

Qual é a nova ortografia?

O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.

O que muda com o novo acordo ortográfico?

Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao …

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais palavras perderam o trema?

Todas sem trema: aguentar, arguir, arguição, averiguemos, apaziguemos, bilíngue, cinquenta, consequência, consequente, delinquência, delinquente, deságue, enxágue, frequência, frequente, linguiça, pinguim, quinquagésimo, quinquênio, quinquenal, sagui, sequência, sequestro, tranquilo.

O que é um suplemento proteico?

Os suplementos proteicos ajudam a ganhar massa muscular, pois são uma fonte rica de energia, que incentiva o crescimento do músculo. Mas sozinhos eles não funcionam: é importante ter uma alimentação balanceada de forma geral. … Com o consumo adequado, você também terá mais energia e disposição para atividades diárias.

Quais são os alimentos ricos em proteínas?

Conheça os alimentos mais ricos em proteínas

  • Alimentos do dia a dia:2 Iogurte grego (170g) = 18g de proteína. Queijo cottage (113g) = 14g de proteína. …
  • Leguminosas:2 Feijão carioca (½ copo) = 11g de proteína. …
  • Origem animal:2 Frango (85g) = 28g de proteína. …
  • Grãos:2 Grão de soja (28g) = 12g de proteína.

29 de set. de 2016

Qual a nova regra do hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, – vice” usa-se o hífen.

Como colocar o trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

Quais os prós e os contras do novo acordo ortográfico?

Em síntese: 1.º Parece-me que este acordo tem algumas vantagens (haver uma maior aproximação entre fala e escrita, e uma maior uniformidade de critérios, nomeadamente na hifenização); 2.º Tem, no entanto, muitas insuficiências e cria problemas novos onde não existiam (as “facultatividades”).

Por que exemplos?

“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é o trema não existe mais?

Não? Com a última Reforma Ortográfica, o Trema não mais existe em palavras de origem portuguesa. Confesso: tenho saudade do sinalzinho! Com sua extinção, pode haver confusão, principalmente perante palavras pouco conhecidas, na distinção entre a letra U pronunciada e a letra U não pronunciada.