O que é a Teoria da Complexidade de Morin?

O que é a Teoria da Complexidade de Edgar Morin?

A complexidade e suas implicações são as bases do denominado pensamento complexo de Edgar Morin, que vê o mundo como um todo indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada para a construção do conhecimento. Contrapõe-se à causalidade linear por abordar os fenômenos como totalidade orgânica.

O que é a teoria da complexidade?

A Teoria da Complexidade estuda os sistemas constituídos por uma grande quantidade de agentes, os quais se integram para produzir estratégias adaptativas de sobrevivência para os componentes do sistema e para o sistema como um todo (Ponchirolli, 2007).

Qual é a teoria de Edgar Morin?

Essencialmente, a teoria de Morin baseia-se na crítica ao que ele considera os três pilares da ciência moderna: a ordem, a separabilidade e as lógicas indutiva e dedutiva. A busca da ordem sempre foi o interesse principal da ciência. Quando desconhecemos como algo funciona, aquilo é caótico para nós.

Como explicar a complexidade?

Quando dizemos que algo é complicado, queremos dizer que é difícil entender por natureza. Não foi uma decisão interna fazer dessa maneira. É o resultado de forças externas. Geralmente, quando algo é complicado, também é complexo.

O que é o paradigma da complexidade Morin e qual é sua relação com a educação?

O paradigma da complexidade trata de uma visão de mundo que comporta e acolhe a confusão, a desordem e a incerteza, na medida em que procura respostas e possibilidades para as insuficiências do pensamento simplificador (MORIN, 2006). Trata-se de um modo de pensar que visa lidar com o real, dialogar e negociar.

O que é um pensamento complexo?

O pensamento complexo tenta dar conta daquilo que o pensamento simplificador desfaz ou é incapaz. De uma maneira geral, trata da conciliação das várias esferas do conhecimento e da vida moderna, articula o que está dissociado e distinto e distingue o que está indissociado.

Quem elaborou a Teoria da Complexidade?

A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia.

O que é a teoria do pensamento complexo?

A teoria do pensamento complexo busca utilizar uma visão mais abrangente e holística, respeitando as variadas dimensões existentes em qualquer objeto de estudo, sempre visando destacar e entender as contradições existentes, e ao mesmo tempo manter um olhar integrador.

Quais são os sete saberes de Edgar Morin?

Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin – As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e A ética do gênero humano – constituem eixos e, ao mesmo tempo, …

O que é complexidade do ser humano?

Analisar o processo de formação e desenvolvimento humano, tendo como ponto de partida conceitos da pedagogia humanista, é a proposta do estudo Educação, desenvolvimento humano e cosmos, de Mauricio Mogilka, da Universidade do Estado da Bahia.

O que significa a complexidade dos fenómenos humanos?

Complexidade dos fenômenos humanos são de difícil simplificação: hereditariedade, meio social, impulsos, desejos, memória, consciência, vontade… – Experimentação é de difícil realização, porque não é fácil identificar e controlar os aspectos que influenciam os atos humanos.

Qual a principal proposta de Edgar Morin para a educação?

Ele explica que nas escolas o foco do ensino são os conteúdos de cada disciplina, mas ignoram o que é conhecimento de fato. “O conhecimento nunca é um reflexo ou espelho da realidade. O conhecimento é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução”, afirma o autor em seu texto célebre.

O que é o conhecimento complexo?

Morin define como conhecimento complexo as relações das partes do tema e do todo, de forma inseparável com o todo com as partes desse mesmo tema.

Quais são as características do pensamento complexo?

Pode-se dizer que o pensamento complexo baseia-se em três princípios fundamentais: a dialogia (a coerência do sistema aparece com o paradoxo), a recursividade (a capacidade da retroação de modificar o sistema) e a hologramia (tomar a parte pelo todo e o todo pela parte). …