O que os autores falam sobre ludicidade?

Quais autores falam sobre ludicidade?

Para a construção deste trabalho utilizou-se como referencial teórico os estudos que tratam sobre a importância do lúdico no desenvolvimento integral da criança, dentre eles, podemos citar autores renomados como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Marcelino (1990), Friedman (1992) e Rego (2001).

O quê Vygotsky diz sobre a ludicidade?

Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.

O que é ludicidade para Piaget?

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.

O quê Huizinga fala sobre a ludicidade?

Uma característica do lúdico em Huizinga para Marcellino (1989) é que o lúdico «Promove a formação de grupos sociais com tendência a rodearem-se de segredo e a sublinharem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de disfarces ou outros meios semelhantes» (p.

Quem foi o primeiro autor a pesquisar sobre o ludico?

Platão1, já em meados de 367 a.C., apontou a importância da utilização dos jogos para que o aprendizado das crianças pudesse ser desenvolvido. Afirmava que em seus primeiros anos de vida os meninos e meninas deveriam praticar juntos, atividades educativas através dos jogos.

Qual o conceito de ludicidade apresentado por luckesi?

Para Luckesi (2000, 2005a, b), ludicidade é um estado interno do sujeito que vivencia uma experiência de forma plena, é sinônimo de plenitude da experi- ência – considerando aqui “plenitude da experiência” como a máxima expressão possível da não divisão entre pensar/ sentir/ fazer.

O quê Vygotsky fala sobre jogos e brincadeiras?

Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.

Como Vygotsky apresenta a relação da aprendizagem é brinquedo no processo de aprendizagem da criança?

Vygotsky (2007) faz uma relação em que a criança usa o brinquedo como uma necessidade de desenvolvimento para a precisa significar o mundo a sua volta e realizar seus desejos, usando a atividade do brincar como uma forma de entender certas regras.

O que diz Piaget sobre o brincar na Educação Infantil?

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

O que diz Piaget sobre jogos e brincadeiras?

Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.

Quais são as três características de jogo citadas por Huizinga?

Huizinga (2007) destaca certas características essenciais do jogo, tais como: Uma atividade livre, conscientemente tomada como ‘não – séria’ e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.

Quando surgiu a ludicidade na educação?

Por volta do século XVII, foi percebida a importância dos jogos para a educação, e assim começaram a ser implantados nas escolas, eram realizados após as tarefas como forma de divertimento, principalmente os jogos que envolviam algum tipo de atividade física.

Quando começou o lúdico?

Há evidências que revelam que o lúdico é utilizado desde a antiguidade por alguns povos como fenícios e os egípcios. Através de escritas e criptogramas deixados pelos egípcios podemos conhecer alguns de seus jogos, mostrando também que alguns jogos retratavam aspectos culturais de alguns povos.

O que deve ser levado em consideração perante o lúdico de acordo com Luckesi?

Luckesi (2005) afirma que a atividade lúdica é aquela que propicia à pessoa que a vive, uma sensação de liberdade, um estado de plenitude e de entrega total para essa vivência.