Quais os locais de ação dos fármacos?
SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor – local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.
Quais os tipos de ação dos fármacos?
– Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; – Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; – Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.
Em que local a absorção do fármaco acontece?
Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino que no estômago.
Como ocorre a ação dos fármacos no organismo?
Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. … O metabolismo acontece para que a substância seja eliminada posteriormente pelo organismo. Excreção: Esse processo ocorre quando o fármaco já está pronto para ser expelido do organismo.
O que é ação farmacológica de um medicamento?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
Quais os 4 tipos de receptores Farmacologicos?
Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
- Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. …
- Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. …
- Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. …
- Tipo 4 – Receptores nucleares.
20 de mar. de 2013
O que é uma ação local ou sistêmica?
Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.
O que é mecanismo de ação exemplos?
Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um “alvo” molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.
Como é feita a absorção de medicamentos?
É autoadministrável e absorvida pela mucosa intestinal, meio que atinge a corrente sanguínea. Os fármacos líquidos são absorvidos mais facilmente do que os comprimidos ou cápsulas quando manuseados via oral, pois não precisam ser desintegrados previamente pelo organismo.
O que é o processo de absorção de um fármaco?
A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorç…
São características da ação específica dos fármacos?
Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica.
O que é fármaco de exemplo?
Os fármacos são a base dos remédios que podem ter a forma de comprimidos, xaropes, pomadas, pílulas, cremes, dentre outros.
Quais são os tipos de receptores?
Tipos de receptores Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.
Quais os 4 tipos de mecanismos moleculares de transdução de sinais?
- TRANSMISSÃO.
- AMPLIFICAÇÃO.
- INTEGRAÇÃO.
- DISTRIBUIÇÃO.
- RESPOSTA CELULAR.
Comentários