Que são pró-fármacos?

Quais são os pro farmacos?

Os prófármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.

O que são pro farmacos exemplos?

Alguns prófármacossão conhecidos há muito tempo: a codeína, derivado da morfina isolado no século XIX, é um prófármaco, que, no organismo, se converte em morfina para então promover seus efeitos narcóticos.

Para que serve o Pro fármaco?

O desenvolvimento de prófármacos tem como objetivo resolver diversos problemas relacionados aos fármacos, como baixa biodisponibilidade, toxicidade, falta de seletividade e instabilidade, entre outros (Friis, Bundgaard, 1996; Chung, Ferreira, 1999; Ettmayer et al., 2004).

O que são pro fármacos dirigidos?

Dirigidos. Os prófármacos clássicos são capazes de promoverem a melhoria da atividade terapêutica devido às seguintes ações: aumento da biodisponibilidade, diminuição da toxicidade, prolongamento da ação e aumento da seletividade, mediante a escolha de transportador adequado, geralmente de caráter lipofílico.

Qual classe pertence o Omeprazol?

O omeprazol é um fármaco protótipo da classe dos inibidores da bomba de prótons.

O que significa indução enzimática e inibição enzimática?

Indução enzimática – é uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.

O que acontece na biotransformação?

Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.

O que é Bioisosterismo clássico?

Bioisosterismo Clássico: Atende as exigências preconizadas pelas definições de Grimm e Erlenmeyer. Substituição isostérica ideal: Não altera significativamente a interação do fármaco com seu alvo terapêutico.

Qual a Farmacodinamica do omeprazol?

Farmacodinâmica e Farmacocinética O omeprazol reduz a secreção ácida gástrica por meio de mecanismo de ação altamente seletivo. Este medicamento produz inibição específica da enzima H+/K+-ATPase (“bomba de prótons”) nas células parietais.

Qual é o princípio ativo do omeprazol?

Características do Produto

Forma Farmacêutica Cápsula mole
Categoria do Medicamento Genérico
Princípio Ativo Omeprazol
Dosagem 20mg
Registro MS 1832602480102 1/9

O que é indução enzimática?

Indução enzimática é o aumento de produção de enzimas, geralmente ocasionado pela administração de fármacos, tais como o fenobarbital.

O que seria ativação e indução enzimática?

Indução enzimáticaé uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.

O que acontece com os fármacos na biotransformação?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Quais os fatores que influenciam na biotransformação de fármacos?

Os índices individuais de biotransformação de fármacos são influenciados por fatores genéticos, doenças coexistentes (em particular, hepatopatias crônicas e insuficiência cardíaca avançada) e interações entre fármacos (em especial as que envolvem indução ou inibição de biotransformação).