Quais os serviços que as Apaes oferecem?
As Apaes podem optar pela oferta de um ou mais serviços nas áreas de assis- tência social, educação, trabalho e saúde, visando à autonomia, independência, segurança e defesa das pessoas atendidas e seus direitos à participação plena e efetiva na sociedade.
Qual é o trabalho realizado na APAE?
A equipe é composta por profissionais de serviço social, psicologia e pedagogia, além do apoio de cuidadores. Dos 04 aos 30 anos de idade, as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla podem contar com o apoio do SAEDI.
Quais as deficiências que Apaes atendem?
As APAE’s prestam atendimento educacional e especializado para crianças, jovens e adultos com deficiências. Os mais comuns nas escolas especiais são: deficiência intelectual, transtornos, múltipla, paralisia cerebral, deficiência física e motora.
O que é o atendimento educacional especializado?
O atendimento educacional especializado – AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Como funciona as aulas na APAE?
Como funciona o AEE oferecido pela Apae? O Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da Apae funciona duas vezes por semana, no contraturno da escola regular. … Seu objetivo é complementar ou suplementar o currículo escolar, em que as crianças, jovens e adultos com deficiência são inseridos.
Como conseguir acompanhamento na APAE?
Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para [email protected].
Quais os tipos de atendimentos que o AEE oferece?
De maneira geral, o AEE se destina a alunos com os seguintes aspectos:
- Deficiência física:
- Deficiência visual:
- Deficiência auditiva;
- Deficiência intelectual;
- Deficiências múltiplas;
- Transtorno do Espectro Autista (TDA);
- Superdotação.
27 de set. de 2021
O que significa AAE na educação?
A Associação de Apoio à Escola auxilia a escola na democratização da gestão escolar e no estabelecimento de uma prática educativa mais autônoma, pautada nas necessidades específicas da comunidade escolar e local.
Quando e onde o AEE deve atuar?
A lei diz que a oferta de educação especial (AEE) deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino. Por isso, é necessário que a escola comum tenha uma sala de recursos multifuncionais. Além disso, necessita de uma equipe especialista para oferecer o atendimento ideal dentro da escola.
O que é atendimento educacional especializado complementar e suplementar?
O Atendimento Educacional Especializado visa prestar um serviço de Educação Especial de caráter complementar para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem vinculadas ou não à deficiência ou suplementar no caso dos alunos com altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular.
Quando o assunto é atendimento educacional especializado?
A quem se destina o Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TGD/TEA) e também alunos com altas habilidades/superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado.
Para quem se destina o AEE?
Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Qual é a diferença entre complementar e suplementar?
Significado de Suplementar adjetivo Que serve como suplemento: crédito suplementar. Que pode ser acrescentado de modo adicional, acessório. Complementar; capaz de ampliar o completar: palavras suplementares. … verbo transitivo direto Oferecer suplemento a; adicionar algo a: suplementava o ensino superior.
Quem tem direito ao atendimento educacional especializado?
A quem se destina o AEE? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado.
Comentários