Qual é o contexto do Salmo 137?
O Salmo 137, o tema desta comunicação, caracterizado como sendo um salmo de lamento coletivo, permite reconhecer como a comunidade no exílio na Babilônia, vivendo longe do local da presença de Deus, lembra com saudades de Sião.
O que é Salgueiro Salmo 137?
Um dos salmos mais conhecidos (e bonitos) atribuídos ao rei Davi é o 137, que chegou a ser musicado por alguns compositores profanos. “Junto aos rios de Babilônia nos sentávamos e chorávamos, nos lembrando de ti, oh, Sião! E nos ciprestes pendurávamos as nossas harpas.
O que quer dizer terra de Sião?
É um hino alegre de agradecimento pela liberdade adquirida, mas, ao mesmo tempo, uma intercessão por um futuro incerto que podia acontecer.
Como podemos adorar em terra estranha?
Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
Por que o povo foi levado cativo para Babilônia?
Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.
Quando o Salmo 137 foi escrito?
O salmo expressa o lamento do povo judeu em exílio após a conquista de Jerusalém em 586 a.C..
Qual é o Salmo 137?
1 Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. 2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. 3 Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção, e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Porque Sião é tão importante?
O monte se tornou famoso e repercutiu na história da humanidade ao integrar os textos da bíblia e passar a ser identificado como a cidade de David, o maior rei de Israel. Após sua morte, o monte passou a ser conhecido como Sião, local onde foi construído o Templo de Salomão.
O que quer dizer são como monte de Siao que não se abala?
O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.
Porque a sua benignidade dura para sempre?
Versículos 6 a 13 – Porque a sua benignidade dura para sempre. “Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre; O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre.
Quando o povo de Deus desiste de cantar Hernandes Dias Lopes?
Quando o povo de Deus desiste de cantar. … É fácil cantar em Sião, os cânticos de Sião É fácil cantar em Sião, os cânticos de Sião. Mas, somos chamados a entoar os cânticos do Senhor no cativeiro, no aperto, debaixo da opressão, na dor, no luto, no prejuízo, na afronta, na enfermidade.
Porque os judeus foram exilados para a Babilónia?
Tal como o Antigo Israel tinha sido predestinado como povo para serem libertos da escravatura no Egito, agora os judeus estavam predestinados a serem punidos por Deus usando o Império Neobabilônio e, mais uma vez, libertos. Esta experiência coletiva teve efeitos muito importantes na sua religião e cultura.
Porque o povo de Israel foi para o exílio?
A expansão dos impérios Assírio e Babilónio causou a dominação de Israel e, depois, de Judá. O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento.
Quanto tempo durou o cativeiro na Babilônia?
Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.
Comentários