Qual a função do EFUN?
Utilidade principal do efum-funfum Muito usado em ebós elaborados para aos Orixá-funfum (orixás dos primórdios). O efum simboliza o Dia, por isso, quando em pó, seja soprado ou friccionado seco é utilizado com o objetivo de expandir, vitalizar, iluminar, clarear, despertar, avivar.
Para que serve o banho de EFUN?
De uma forma geral, ele serve para reequilibrar as energias e descarregar as emoções negativas. Esse banho pode aliviar incômodos como dores na lombar e de cabeça, calafrios, insônia, dificuldades no emprego e falta de amor.
O que é EFUN ralado?
A farinha de mandioca é chamada naturalmente de efun nos terreiros de candomblé. Efun ou pemba animal é um pó retirado de ossos e cartilagens dos animais utilizados em sacrifícios aos orixás. Esta extração deve ser feita pelo axogun ou babalorixá, entrando na preparação de assentamento de orixa.
Para que serve pó de Osun?
O pó da Pterocarpus osun que tem a cor amarela é utilizado nos rituais sagrados de Ifá, Orumilá, Oduduwa, alguns orixá nla e orixá funfun, muito utilizado para formar os gráficos de odu no Opon-Ifá e na preparação do merindilogun.
O que é EFON?
A nação efon (ou, mais raramente, nação efã) é uma nação de candomblé de origem nagô (iorubá). Como nas demais nações de origem iorubana (Queto, ijexá e Nagô-Vodum), a nação efon cultua as divindades africanas chamadas orixás.
O que é babá EFUN?
Alguns dos principais cargos: Iyalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai que tem conhecimento de Orixá, é o posto mais elevado do Ilé, tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás. Iyaegbé/Babaegbé: É a conselheira ou conselheiro responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
O que acontece depois do banho de descarrego?
Tanto no Candomblé quanto na Umbanda o banho de descarrego é realizado para limpar as energias e influências negativas, bem como para desobstruir os chakras e aumentar a capacidade mediúnica. E você também pode aproveitar essa sabedoria ancestral para descarregar e abrir novos caminhos.
Quais as ervas de Oxaguian?
Ervas do Orixá Oxalá: Boldo, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, louro, algodão, rama de leite, manacá, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, manjerona, macaça, erva doce.
Para que serve efum africano?
– É um potente giz branco utilizado em pinturas iniciáticas de todos os Orisas, principalmente os Orisa funfun. – É utilizado na feitura de santo que serve para pintar o corpo do neófito, chamada de efum fum (pó branco). – É considerado muito sagrado, trás o equilíbrio, tranqüilidade, paz e paciência.
O que é Osun?
Quem é Oxum: Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.
Para que serve Ossum?
Carrinho. O Ossum pomada é um zelador do chakra Plexo Solar. O Ossum pomada é um companheiro importante para ajudar o chakra Plexo Solar a não receber “energia densa do externo”.
Quem é a rainha da nação EFON?
Sobre a Nação Efon Seus nomes foram trocados para Maria Bernarda da Paixão e José Firmino dos Santos respectivamente. Ambos trouxeram de África o seu Axé, de modo que a princesa Adebolú chegou ao Brasil inciada para Olorokê, Orixá primordial e Senhor das montanhas, e Babá Irufá iniciado para Oxum, a Rainha da Nação.
Quem é o rei de EFON?
Campinas será uma das poucas cidades do País a receber a visita de sua Majestade Oba Al-Maroof Adekunle Magbagbeola, Olumoyero II, Rei de Efon, estado de Osun, na Nigéria, descendente direto de Osaalufon, considerado a presença de Oxalá na Terra. Ele estará na cidade nesta terça (18/11).
O que é mãe criadeira no candomblé?
Todos esses cargos, e outros, como Iyagibonan (mãe criadeira, que cuida do yawô durante a iniciação) são essenciais para a comunidade crescer e se entender como família. Os ensinamentos são passados sempre do mais velho para o mais novo.
Comentários