O que é Andragogia e quais seus objetivos?

Qual é o objetivo da Andragogia?

Conhecida desde a década de 1970, a Andragogia defende um ensino baseado na motivação e no autoconhecimento como combustível. Por se tratar de uma abordagem realizada em fase avançada da vida, já foi referida como “educação continuada” ou “aprendizagem ao longo da vida” por organizações como a UNESCO.

Quais são os princípios da Andragogia?

Princípios da andragogia

  • Autoconhecimento. Os adultos têm maior responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem. …
  • Papel das experiências. As experiências de vida podem enriquecer os tópicos estudados. …
  • Prontidão para aprender. …
  • Orientação para aprender. …
  • Motivação para aprender. …
  • Necessidade de aprender.

Qual o significado de Andragogia?

Andragogia diz respeito ao ensino de adultos. … A educação de adultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios: A necessidade dos adultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens. A facilidade dos adultos em aprender pela experiência.

Quais as principais características da Andragogia?

A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas.

Qual a teoria de Comenius?

Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.

O que está relacionado diretamente a andragogia?

A importância da andragogia no ensino de adultos está relacionada ao fornecimento de ambientes, técnicas e metodologias que estejam adaptadas à realidade do público-alvo. Crianças não conseguem aprender através de metodologias para adultos. O contrário, portanto, apresenta o mesmo efeito.

Quais são os 6 pilares da andragogia?

  • Necessidade do aprendiz. Adultos não se abrem ao novo enquanto não souberem as razões da capacitação. …
  • Autoconceito do aprendiz. …
  • Experiência anterior. …
  • Prontidão para aprender. …
  • Orientação para aprendizagem. …
  • Motivação para aprender.

Quais os princípios da aprendizagem dialógica?

2.2 Aprendizagem dialógica Apresentamos a aprendizagem dialógica, a partir dos 7 princípios que a definem: diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade, igualdade de diferenças.

Qual a metodologia Andragógica?

A metodologia andragógica tem por fundamento, a educação de adultos. Nesse contexto, levam-se em consideração os saberes já existentes do aluno, sejam eles culturais sociais e históricos para – a partir disso, dar início e andamento ao ensino do adulto. Esta metodologia tem muito do método descrito por Paulo Freire.

Como aplicar a andragogia?

Como aplicar a andragogia na sua rede de franquias?

  1. Preparar aprendizes: preparar os adultos antes de iniciar o processo de aprendizagem é útil para preparar o caminho a ser trilhado. …
  2. Planejamento: o aluno tem responsabilidade no planejamento do seu aprendizado, bem como o orientador.

Quais são os princípios de Palloff?

Dentre os princípios de Palloff, estão: I. Os adultos são intrinsecamente e extrinsecamente desmotivados a aprender. II. Todos os adultos possuem formas preferidas de aprendizagem e processamento de informações.

Quais as características que motiva essa prática pedagógica?

Quais as características que motiva essa prática pedagógica? … A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata. Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.

Quais são as principais idéias de Comenius?

Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.

Quais são os três pilares de Comenius?

Através dessa relação, reafirma-se o quão necessário é discutir educação, formação de professores e didática, sendo estes três pilares que se complementam e são debatidos desde um período em que não se pensava estruturalmente acerca disso.