Qual é a função do trofoblasto?
O trofoblasto é constituído por uma população de células heterogéneas derivadas da trofoectoderme (a camada de células externa do blastocisto). O trofoblasto tem como função contribuir para a formação da placenta, o sítio de contacto entre a progenitora e o feto, no local da implantação.
O que é trofoblasto na gravidez?
O trofoblasto é o conjunto de células que envolvem o embrião, na fase de blástula, responsável por erodir o endométrio do útero na implantação e originar a placenta. No início da implantação e formação da placenta, fornece rota para a nutrição entre o endométrio materno e o embrião.
Como se origina o trofoblasto?
O trofoblasto é formado por duas camadas de células: o sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto. O citotrofoblasto constitui a camada mais interna de células (mononucleadas). Dele se deriva o sinciciotrofoblasto (camada mais externa de células), através da perda das membranas intercelulares.
Como ocorre a Diferenciacao do trofoblasto?
No trofoblasto, ocorre modificação nas camadas externas e internas (sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto respectivamente), o sinciciotrofoblasto secreta enzimas responsáveis por abrir uma extensão nas células do endométrio e nutrir o embrião, já na camada mais interna, o endométrio que nesse tempo cobre o embrião, …
O que acontece na organogênese?
A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse último delimitado pela mesoderme.
Qual é a função da mórula?
A mórula é um importante estado de desenvolvimento e pode ser facilmente identificada em um microscópio de alta potência usado para monitorar o desenvolvimento embrionário. O desenvolvimento embrionário começa com a fertilização para criar um zigoto.
Como tratar Trofoblástica gestacional?
O tratamento indicado é a quimioterapia com metotrexato ou actinomicina-D. A histerectomia também pode ser recomendada, especialmente para as mulheres que não querem mais ter filhos. Isso pode reduzir a quantidade de quimioterapia necessária.
Qual tumor produz HCG?
Alguns tumores são produtores de gonadotrofina coriônica humana (BetahCG), como na doença trofoblástica gestacional, que engloba as seguintes doenças: – Mola hidatiforme (parcial ou completa). – Mola invasiva. – Coriocarcinoma.
Como ocorre a formação do saco vitelino?
Células do hipoblasto migram para formar a membrana exocelômica que reveste a superfície interna do citotrofoblasto. Logo se modifica para formar o saco vitelino primitivo. As células do endoderma do saco vitelino formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino.
O que dá origem a placenta?
A placenta é um órgão gerado a partir das células do espermatozoide e do óvulo fecundado. Sua formação começa quando o embrião é implantado no útero, aproximadamente uma semana depois da fecundação do óvulo.
Em que tipos celulares se diferencia o trofoblasto?
Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas (figura 6): – Citotrofoblasto: Camada interna de células. – Sincicitrofoblasto: Camada externa de células. No final da primeira semana o blastocisto está superficialmente implantado na camada endometrial na parte póstero-superior do útero.
Como ocorre o início da diferenciação embrionária?
Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse último delimitado pela mesoderme. Em vertebrados, a partir do ectoderma, forma-se a crista neural.
Por que a fase da organogênese é uma fase muito importante?
A fase da organogênese é uma fase muito importante, pois é nela que os folhetos embrionários darão origem: … Os tecidos e órgãos são formados a partir dos três folhetos embrionários (ectoderme, endoderme e mesoderme), formados durante a fase da gastrulação.
O que é morfogênese e organogênese?
As modificações graduais que ocorrem no organismo em desen- volvimento podem ser denominadas, genericamente, de processos de morfogênese (origem da forma) e de organogênese (origem dos órgãos e sistemas), os quais, inter-relacionados, resultam do comportamento celular.
Comentários