O que é o tronco encefálico e qual a sua função?

Qual é a função do tronco encefálico?

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo.

Como se divide o tronco encefálico e qual sua função?

O tronco encefálico se divide em: Mesencéfalo: Situa–se entre a ponte e o diencéfalo e é considerada a menor parte do tronco encefálico. … Ponte: É uma grande massa com formato ovoide, que se localiza entre o bulbo e o mesencéfalo. A ponte irá atuar no controle da respiração.

Quais as funções do cérebro cerebelo e tronco encefálico?

O cerebelo está localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, no tronco encefálico. Tem estrutura parecida com o cérebro, e atua na coordenação de movimentos do corpo, equilíbrio, manutenção da postura e tônus muscular.

Qual é a função da medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Quais são as estruturas que formam o tronco encefálico?

1 – conceito: é constituído pelos núcleos dos nervos cranianos, núcleos próprios do tronco encefálico, fibras (axônios) de passagem e formação reticular. Situada entre a medula espinal e o diencéfalo, ventralmente ao cerebelo.

Qual é a divisão do tronco encefálico?

O tronco encefálico é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo.

Quais são as divisões do tronco?

Está subdividido na caixa torácica (ou, ainda, tórax) e no abdómen. Estas duas partes (que internamente são a cavidade torácica e a cavidade abdominal) estão separadas por um músculo em forma de abóbada – o diafragma. O tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco, indo da base do pescoço até ao diafragma.

Quais são as funções do encéfalo?

Ele é formado pelo cérebro (telencéfalo e diencéfalo), cerebelo e tronco encefálico, constituindo-se na principal área integradora do sistema nervoso, o local onde se desenvolvem a inteligência e o raciocínio lógico e onde são elaboradas várias atividades emocionais, fisiológicas e motoras.

Quais as funções do cérebro cerebelo e bulbo?

O sistema nervoso somático central é responsável pelo controle de todas as atividades nervosas. É formado pelo encéfalo(cérebro, cerebelo e bulbo) e pela medula espinhal. A medula espinhal se localiza no interior da coluna vertebral, e o encéfalo se aloja na caixa craniana.

Qual é a função da Aracnoide?

Nesta membrana, existem saliências formadas devido à expansão da aracnóide que perfuram a dura-máter, recebendo o nome de vilosidades. Estas estruturas possuem a função de transferir o líquido cefalorraquidiano para o sangue.

Qual é a função dos nervos espinhais?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

Quais são as estruturas que formam o cerebelo?

Anatomicamente, o cerebelo é dividido em três lobos: lobo anterior, posterior e flóculonodular. Existem duas fissuras que realizam essa divisão, a fissura primária, que divide o lobo anterior e posterior, e a fissura póstero-lateral que separa o lobo flóculonodular do lobo posterior.

São estruturas relacionadas com o IV ventrículo?

As principais estruturas que compõem os limites laterais do IV ventrículo são os pedúnculos cerebelares superior, médio e inferior. O plexo corióideo do IV ventrículo está localizado no teto da cavidade.

Como é dividido o cerebelo?

O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior. Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.