Para que serve antraquinona?

Qual a função da antraquinona?

São empregados terapeuticamente como laxativos e catárticos, por agirem irritando o intestino grosso, aumentando a motilidade intestinal e, conseqüentemente, diminuindo a reabsorção de água.

Onde eu encontro antraquinona?

Algumas plantas ricas em antraquinonas: sene, ruibarbo, cáscara sagrada, babosa. A planta Aloe vera (babosa) , muito utilizada na terapêutica e cosmética, é rica em antraquinonas. Aloe refere-se ao suco ou látex obtido dos túbulos pericíclicos de várias espécies de Aloe.

Quais plantas têm antraquinonas?

Plantas que contém antraquinonas

  • Sene.
  • Cáscara-sagrada.
  • Ruibado.
  • Babosa.
  • Ipê-roxo.
  • Hena.

Como agem as quinonas?

As quinonas possuem alta importância farmacológica por suas propriedades microbicidas, antitumorais e inibidoras de sistemas celulares reparadores podendo atuar pela formação deletéria de espécies reativas de oxigênio.

Qual a classificação das quinonas?

Utilizando-se como critério o tipo de sistema aromático, as quinonas são classificadas como benzoquinonas, naftoquinonas, antraquinonas e fenantraquinonas (Tabela 1).

Qual a origem biossintética das antraquinonas?

Sua origem biossintética está relacionada a duas rotas biogenéticas: a via do ácido chiquímico (carboidratos) e via do acetato-malato (malonil-CoA e acetil- CoA) (figura 2) (MANN, 1996).

Como funciona a reação de Shinoda?

Reação de cianidina, de Shinoda ou de hidrogenação: consiste em adicionar à solução alcoólica ácida da substância um pequeno fragmento de magnésio. Essa reação baseia-se no fato de os derivados flavônicos de cor amarela reduzem-se adquirindo coloração avermelhada ou, no caso dos antociânicos, azulada.

Como ocorre a distribuição da quinonas na natureza?

Quinonas são compostos de ampla distribuição natural, caracterizados pela presença de anéis quinonóidicos e divididos em três subgrupos devido os diferentes sistemas aromáticos que os sustentam, são eles os grupos das benzoquinonas, das naftoquinonas e das antraquinonas.

Qual é a importância das quinonas para as plantas?

As quinonas são importantes para as plantas, atuando na defesa e alelopatia. … As quinonas podem ser divididas em função do tipo de ciclo no qual o sistema de ligações duplas e cetonas conjugadas está inserido e são classificadas como benzoquinonas, naftoquinonas, fenantraquinonas e antraquinonas.

O que é uma quinona?

Uma quinona (ou benzoquinona) é um dos dois isômeros de posição da ciclohexanodiona. A sua fórmula química é C6H4O2. Os dois isômeros da ciclohexanodiona que são então classificados como quinonas são a orto-benzoquinona e a para-benzoquinona.

Qual é o precursor dos derivados Hidroxiantracênicos?

Derivadas do antraceno, as antraquinonas (antranóides, derivados antracênicos ou deriv. hidroxiantracênicos) são abundantes na natureza, sendo encontradas em fungos, líquens e nas Angiospermas, principalmente nas Rubiáceas, Fabáceas, Poligonáceas, Rhamnáceas, Liliáceas e Escrofulariáceas.

Qual é o princípio da reação de Bornträger?

Quando dissolvidos em soluções básicas formam compostos vermelhos (Reação de Borntraeger). As formas livres são cristais amarelados, solúveis em solventes orgânicos apolares e insolúveis em polares (como a água).

Qual reação ou quais reações podem caracterizar os flavonoides?

2. Identificação genérica de flavonoides

  • Reação de Shinoda.
  • Reação com cloreto de alumínio.
  • Reação de Taubouk.
  • Reação de Pew.
  • Objetivo: Verificar a presença ou ausência de flavonoides na matéria-prima vegetal.
  • Extrato da casca de uva.

O que é a antocianina?

As antocianinas (das palavras gregas anthos, flor e kianos, azul), são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul.