Qual é a diferença entre dentina reparadora e dentina reacional?
O tipo terciário pode ser subdivido em dentina reacional e dentina reparadora. A reacional é causada por agentes externos crônicos e que não causam alterações muito intensas, como a cárie. Enquanto isso, a reparado é causada por agentes externos agudos e que causam alterações muito intensas, como os traumas dentários.
Como é formada a dentina reacional?
Sendo esta dividida em: dentina fisiológica:que se forma naturalmente durante a vida,diminuindo assim a cavidade pulpar,e dentina reacional:esta é formada sob influência de uma reação,como a cárie. A medida em que a lesão aumenta,é formada mais dentina para afastar a cavidade pulpar da lesão cariosa,protegendo a polpa.
O que é dentina terciária reacional?
A dentina terciária é um tipo de dentina que é formada em resposta a fatores externos. Também é conhecida como dentina de natureza patológica, pois é formada a partir de estímulos nocivos como traumas e ação de ácidos produzidos por bactérias com a finalidade de proteção pulpar.
O que é dentina reparadora?
Quando a polpa é sujeita a injuria ou irritações mecânicas, térmicas, químicas ou bacterianas, desencadeia uma reação efetiva de defesa. Essa reação defensiva é caracterizada pela formação de dentina reparadora, se a irritação é ligeira, ou por uma reação inflamatória se a irritação é mais severa.
O que é dentina primária secundária e terciária?
Respondendo-te de forma bem simplória, as dentinas secundária e terciária são formadas quando há ação de agente agressor, como a cárie ou por causa de traumas oclusais crônicos como contatos prematuros e rangimento dental. São células especializadas que formam a dentina.
O que é dentina primária secundária e Terciaria?
1 – Dentina primária (natureza fisiológica): é aquela formada desde a primeira camada de dentina até a raiz estar formada e o dente estar em oclusão. … Há uma mudança na direção dos túbulos dentinários. 3 – Dentina terciária (natureza patológica): decorrente de agentes externos , como cáries ou traumas.
Qual é a estrutura da dentina?
→ Composição da dentina: 70% mineral; 18% material orgânico; 12% água.
Qual é o nome do tecido que forma a dentina?
Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.
Quem produz dentina Terciaria?
odontoblastos
A formação da dentina terciária ocorre por estímulos patológicos, produzida: Por odontoblastos …
Em qual momento se inicia a deposição de dentina terciária?
Inicia na fase de capuz, na concavidade central do germe dentário.
O que fazer quando a dentina fica exposta?
Procedimentos em consultório:
- Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
- Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
O que é a dentina?
Dentina: tecido mineralizado de natureza conjuntiva, avascular e acelular que constitui a maior parte do elemento dental, dando à este sua forma. Principal responsável pela cor amarelada dos dentes.
O que é a dentina secundária?
O que é dentina secundaria ? Destina secundária é a dentina depositada após concluída a formação da raiz do dente, ou seja, a formação do forame apical além de continuar a ser depositada durante toda vida do dente. É formada em volta da polpa (canal) do dente.
Quais os tipos de dentina primária?
– Dentina do manto: é formada pelos odontoblastos do manto. – Dentina circumpulpar: é constituída pela dentina peritubular, que constitui as paredes dos túbulos dentinários e pela dentina intertubular.
Comentários