Qual é o objetivo da Logoterapia?
A logoterapia objetiva a conscientização do espiritual. Em sua especificação como análise existencial, ela esforça-se especialmente em levar o homem à consciência do seu ser-responsável, enquanto fundamento vital da existência humana (Frankl, 2003).
Como a Logoterapia trabalha?
Ela foca na ideia de que os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, que a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade. Portanto, essa terapia pode ajudar os pacientes a alcançar esse significado.
Quais são os três pilares da Logoterapia?
De acordo com Frankl (2013: 26), a Logoterapia é sustentada por três princípios básicos: a liberdade de vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida.
O que significa Logoterapia?
[ Psicologia ] Psicoterapia que preconiza que a principal motivação de um indivíduo é encontrar o sentido da vida e que o auxilia nessa busca.
Qual a base da Logoterapia?
Logoterapia e Análise Existencial é “uma abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente e que se fundamenta empiricamente no sentido da vida”. Também é considerada como a terceira escola vienense de psicoterapia – ao lado da Psicanálise de Freud e da Psicologia Individual de Adler.
O que é Logoterapia e quais os seus pilares?
A Logoterapia se configura como um sistema teórico que busca sentido para a existência humana. Concebido pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, ela visa questionar algumas bases já existentes e busca um novo significado para elas.
Quem pode trabalhar com Logoterapia?
Profissionais de psicologia, psiquiatria, gestão empresarial/pessoas, teologia, saúde, educação e áreas afins.
Como se constitui a visão antropológica da Logoterapia?
Através de sua ótica antropológica, o criador da Logoterapia compreendia o ser humano como um ser espiritual, que escapa a qualquer redução ôntica, “coisificada” ou objetiva, ocupando uma posição privilegiada dentre os demais entes do mundo (Heidegger, 1927/2009; Frankl, 1987/2012).
Quem pode exercer Logoterapia?
Segundo Iva, nossa entrevistada, só pode ser Logoterapeuta quem é Logovivente, pois não há um modelo. O processo não deixa de ser um processo analítico, onde confluem várias alternativas técnicas de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
Como ser tornar Logoterapeuta?
Para obter o certificado de profissional pós-graduado, os estudantes devem ser aprovados em todas as disciplinas da sua matriz curricular e, em algumas Faculdades e Universidades, apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre assuntos relacionados à Logoterapia e Análise Existencial.
Como estudar Logoterapia?
0:004:57Clipe sugerido · 57 segundosPor onde começar a ler Logoterapia? – YouTubeYouTube
Qual a visão de homem da Logoterapia?
Na logoterapia, o ser humano é conceptualizado como um ser livre, capaz de tomar consciência desta liberdade, e de agir responsavelmente, motivado pelo que considera os sentidos de sua vida. Quando o sentido de vida não está presente na vida da pessoa, esta pode experienciar um vazio existencial.
O quê Viktor Frankl defendia?
Frankl defende que a última instância da existência não é a consciência. Isso implica dizer que do mesmo modo que o animal não pode compreender o mundo humano, este não pode compreender o sobre-humano. A totalidade do ser humano é incompreensível, pois extrapola os limites do conhecimento.
O que é dimensão noética?
A dimensão noética seria, então, uma dimensão não-determinada, mas determinante; a dimensão da unicidade, da identidade mais profunda do ser humano, implicando também a transcendência livre, criativa e responsável das limitações.
Comentários