Qual é o mecanismo de ação dos diuréticos tiazídicos?

Qual o mecanismo de ação dos diuréticos tiazídicos?

1. Diuréticos tiazídicos. Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contorcido distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.

Qual o mecanismo de ação do diurético?

Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.

Quais são os diuréticos tiazídicos?

O protótipo da classe dos diuréticos tiazídicos é a Hidroclorotiazida, sendo definidos como “diuréticos similares aos tiazídicos” a Clortalidona e a Indapamida, sendo estas as três drogas representantes da classe disponíveis no Brasil.

Onde os tiazídicos atuam?

Os derivados tiazídicos, como a clortalidona e hidroclorotiazida, atuam basicamente na parte proximal dos túbulos contorcidos distais, bloqueando o cotransportador de sódio-cloreto na membrana luminal das células tubulares (fig.

Qual o mecanismo de ação da Furosemida?

A Furosemida é um diurético de alça com início de ação rápido e de curta duração. Ela bloqueia o sistema cotransportador de Na+K+2Cl– localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle.

Qual o mecanismo de ação dos diuréticos poupadores de potássio?

Os poupadores de potássio são diuréticos capazes de eliminar sódio e água, porém poupam o potássio (diferentemente das outras classes). Agem inibindo os canais condutores de sódio no túbulo coletor, como a amilorida e triantereno, ou bloque- ando a ação da aldosterona, como a espi- ronolactona.

Qual é a função do diurético?

Os diuréticos são medicamentos que aumentam o volume de urina produzida, por aumentarem a excreção de água pelos rins em resposta a um aumento da eliminação de sal ou diminuição da sua reabsorção nos túbulos renais.

Qual o mecanismo de ação da furosemida?

A Furosemida é um diurético de alça com início de ação rápido e de curta duração. Ela bloqueia o sistema cotransportador de Na+K+2Cl– localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle.

O que são fármacos tiazídicos?

As tiazidas são um grupo de fármacos diuréticos, que actuam no rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina.

Quais os diuréticos mais usados?

Alguns dos principais remédios diuréticos usados são:

  1. Furosemida. …
  2. Hidroclorotiazida. …
  3. Espironolactona. …
  4. Amilorida. …
  5. Hidroclorotiazida e Espironolactona.

Para que serve tiazidas?

A Hidroclorotiazida é um diurético tiazídico. O mecanismo do efeito anti-hipertensivo dos diuréticos tiazídicos não é totalmente conhecido. As tiazidas afetam os mecanismos tubulares renais da reabsorção eletrolítica, aumentando diretamente a excreção de íons sódio e cloreto e privando o corpo do excesso de água.

Quais os principais locais de ação dos diuréticos?

Os diuréticos são uma classe de fármacos que aumentam a eliminação de Na+ e água pelos rins….Os principais locais de ação desses fármacos são:

  • O ramo ascendente da alça de Henle;
  • O início do túbulo distal;
  • Os túbulos e ductos coletores.

Qual é o mecanismo de ação da furosemida que anormalidades eletrolíticas podem ser causadas pela furosemida?

A furosemida interrompe o mecanismo de retorno (feedback) do túbulo glomerular da mácula densa, com o resultado de não atenuação da atividade salurética. A furosemida causa estimulação dose-dependente do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

Qual o princípio ativo da furosemida?

Mais informações

Código do produto: 6021
Tipo de Medicamento: Genérico
Registro MS: 1057305820019
Classe Terapêutica: Diuréticos De Alça Puros
Princípio Ativo: Furosemida