Qual é o objetivo dos índices de diversidade?
O índice de diversidade de Shannon baseia-se na teoria da informação (Ludwig & Reynolds, 1988) e fornece uma ideia do grau de incerteza em prever, a qual espécie pertenceria um indivíduo retirado aleatoriamente da população.
Como interpretar o índice de diversidade de Shannon?
Índice de Shannon. Quanto menor o valor do índice de Shannon, menor o grau de incerteza e, portanto, a diversidade da amostra é baixa. A diversidade tende a ser mais alta quanto maior o valor do índice. É calculado por meio da fórmula onde pi: freqüência de cada espécie, para i variando de 1 a S (Riqueza).
Qual o significado do índice de diversidade de espécies?
Os índices de diversidade de espécies referem-se à variedade de espécies de organismos vivos de uma determinada comunidade, habitat ou região. … Assim, a diversidade de espécies é considerada como um aspecto favorável de comunidades naturais existindo vários índices que a quantifica.
Como calcular índices de diversidade?
Uma das formas de quantificação da diversidade é através da contagem das espécies encontradas nas amostras. Dessa forma, a diversidade pode ser considerada a própria riqueza de espécies de determinada área.
Qual o principal índice que utilizamos para mensurar diversidade genética entre populações?
Índice de Shannon
é um dos diversos índices da diversidade usados para medir a diversidade em dados categóricos. É simplesmente a informação entropica da distribuição, tratamento as espécies como símbolos e o tamanhos da respectiva população como uma probabilidade.
O que é diversidade genética?
Variabilidade genética, também chamada de diversidade genética, refere-se à diversidade de alelos presentes nos indivíduos de uma espécie.
O que podemos concluir com a análise do índice de equitatividade?
A equitatividade serve como uma referência para que se avalie o valor de um índice de diversidade. Em seu cálculo, compara-se o valor de diversidade calculado em relação ao valor máximo teórico. Quanto maior for a diferença entre o valor calculado e o teórico, menor será a equitatividade.
Como fazer índice de Shannon no Excel?
0:006:03Clipe sugerido · 43 segundosÍndice de diversidade de Shannon no Excel – YouTubeYouTube
Qual a importância da diversidade de características dentro de uma mesma população?
Quanto maior a diversidade genética dentro de uma espécie, maiores as chances de sobrevivência a longo prazo dessa espécie. Isso ocorre porque as características negativas (como doenças hereditárias) se espalham em uma população quando essa população é deixada para se reproduzir apenas com seus próprios membros.
O que é dominância de espécies?
A dominância como o próprio nome já diz, refere-se a dominância de uma ou mais espécies numa determinada comunidade, habitat ou região. A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias.
Como calcular o índice de diversidade de Simpson?
O índice de diversidade de Simpson (D) é calculado da seguinte maneira: onde pi é a proporção de espécies i. Por vezes, o índice pode ser encontrado da seguinte maneira (considerando uma comunidade finita): onde ni é o número de indivíduos na espécie i, e N é o número total de indivíduos.
Como calcular diversidade Alfa Beta é Gama?
A fórmula para esse índice é: β-1= [(S/αmedio)-1]/[N-1] x 100, no qual, S é diversidade regional ou riqueza total (número de espécies do grupo de lagos de cada período), αmédio é diversidade alfa média (número médio de espécies) para o grupo de lagos de cada período, N é número de lagos do período.
Para que serve o índice de Shannon?
O Índice de Diversidade de Shannon-Wiener (H’), também chamado de Índice de Shannon– -Weaver, foi desenvolvido no período de 1948- 1949, por Claude Elwood Shannon, e é um dos índices mais comumente utilizados para medir diversidade em dados categóricos, sendo basea- do na teoria da informação (SHANNON; WIE- VER, 1949).
Quais as principais características da diversidade genética?
Diversidade genética pode ser definida como a quantidade de diferenças que há entre sequências de DNA presentes em diferentes indivíduos, gerada principalmente por fenômenos de recombinações e mutações genéticas. Toda mutação ou processo de melhoramento nos seres vivos só é possível com a mesma.
Comentários