Qual o conceito de objetivação?
Significado de Objetivação substantivo feminino Ação de objetivar, de tornar algo abstrato em objetivo ou concreto. [Filosofia] Pensamento dialético.
O que é objetivação sociologia?
O segundo mecanismo da representação é a objetivação, que significa transformar o abstrato em algo concreto, ou melhor, algo que está somente na mente em algo que exista no mundo físico. “A materialização de uma abstração é uma das características mais misteriosas do pensamento e da fala.
O que é objetivação científica?
A objetivação é o processo que torna concreto o que é abstrato, que materializa a palavra, que transforma o conceito em objeto e os torna intercambiáveis. Na realidade, ela substitui o conceito pelo que é percebido, o objeto pela sua imagem, a imagem tornando-se o objeto e não sua representação.
Qual a diferença entre objetividade e objetivação?
Percebe-se, ao cabo, que o paradigma da objetividade, longe de atingir seus objetivos, já que a objetivação é o possível da ciência, cria amarras à produção estatística, limitando seu campo semântico ao uso de categorias e conceitos de entendimento comum e de fácil operacionalização.
O que é objetivação Segundo Moscovici?
A objetivação diz respeito à forma como se organizam os elementos constituintes da representação e ao percurso através do qual tais elementos adquirem materialidade, isto é, se tornam expressões de uma realidade vista como natural.
O que é objetivação Moscovici?
A objetivação, mais ou menos direcionada para fora (para outros), elabora conceitos e imagens para reproduzi-los no mundo exterior (MOSCOVICI, 2004, p. 78).
O que é ancoragem para Moscovici?
Ancoragem é um dos processos que geram representações sociais – RS. Moscovici salienta que ancorar é “classificar e dar nome a alguma coisa. … Isso ocorre quando somos capazes de colocar um objeto estranho em uma determinada categoria e rotulá-lo com um nome conhecido.
O que são representações?
Deste modo, as representações são, essencialmente, fenômenos sociais que, mesmo acessados a partir do seu conteúdo cognitivo, têm de ser entendidos a partir do seu contexto de produção. Ou seja, a partir das funções simbólicas e ideológicas a que servem e das formas de comunicação onde circulam.
Qual é a diferença entre objetivação e alienação?
A objetivação/alienação em Lukács, portanto, é um momento ineliminável, um componente ontológico imprescindível, da praxis humano-social, do devenir humano dos homens. Apenas se alienando podem os homens, enquanto indivíduos e enquanto humanidade, se constituírem como tais.
O que é objetividade exemplo?
A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo. Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”.
Qual é a diferença entre objetividade e subjetividade?
Objetividade e subjetividade são palavras antônimas, ou seja, ambas significam o oposto da outra. Enquanto que a subjetividade se refere ao relativo e baseado na interpretação pessoa, a objetividade representa a ideia do que é rápido, direto e prático.
O que é objetivação psicologia?
A objetivação diz respeito à forma como se organizam os elementos constituintes da representação e ao percurso através do qual tais elementos adquirem materialidade, isto é, se tornam expressões de uma realidade vista como natural.
Qual a teoria de Moscovici?
A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SERGE MOSCOVICI Segundo este autor, o pensamento individual seria um fenômeno puramente psíquico, mas que não se reduziria à atividade cerebral, e o pensamento social não se resumiria à soma dos pensamentos individuais (MOSCOVICI, 1978, p. 25).
O que é ancoragem na psicologia social?
Ancoragem é um dos processos que geram representações sociais – RS. Moscovici salienta que ancorar é “classificar e dar nome a alguma coisa. … Nessa perspectiva, a Ancoragem é concebida como o processo de transformar algo estranho e perturbador em algo comum, familiar.
Comentários