O que é Bulé Atenas?

Qual era a função da Bulé?

Na antiga Grécia, a Bulé, uma assembleia encarregada de elaborar projetos de lei, era também chamada Conselho dos Quinhentos, por compreender cinquenta membros (pritania) de cada tribo, que eram presidentes deste Conselho (pritaneus) durante cerca de trinta e seis dias por ano.

O que era a Bulé e Eclésia?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Quem mandava em Atenas?

Através desta confederação, de suas colônias e clerucos no Mar Egeu e no Ponto Euxino Atenas se transformou em uma potência imperial sob a liderança principalmente de Címon e Péricles.

São características da lei de Sólon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

Qual era a função da Ecclesia?

Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

Qual era a função dos Eupatridas?

Em cerca de 8 a.C., durante o período em que colocou a monarquia sob “restrições”, é que os eupátridas tiveram o seu apogeu como classe dominante dos principais centros do mundo grego. … Controlavam a justiça, em especial na sua esfera administrativa e atuavam como poder público.

Como era formada a Eclésia?

Era uma assembleia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de vinte e um anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de pai e mãe natural da pólis.

O que significa a palavra Ecclesia?

Antiga assembleia ateniense; assembleia do povo. 2. Denominação usada pelos primeiros escritores cristãos, para assembleias cristãs locais. … O conjunto ideal dos cristãos.

Quem mandava na Grécia Antiga?

O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu. Em algumas cidades-estados o rei contava com um conselho de nobres para governar. Este conselho era geralmente formado por pessoas da família do rei.

Quem trabalhava nas terras dos aristocratas de Atenas?

metecos
Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos. Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam.

O que são as leis de Sólon e quais suas importâncias para o desenvolvimento do império grego?

Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito e promulgou uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas (594 a. C.). Implantou reformas políticas e regulamentou o exercício do poder nas diversas categorias sociais.

O que são os genos?

Assim, os genos eram sociedades patriarcais, cujos membros compartilhavam laços consanguíneos. Nos genos, os bens eram comuns a todos os habitantes, ou seja, era baseado numa sociedade igualitária, donde seus membros (os gens) cultivavam as terras e criavam animais para o sustento de todos.

Quem eram os demos e os eupátridas?

Eupátridas, ou seja, nascido de pais nobres, ilustres. Demos este nome para as famílias mais antigas de Atenas, os descendentes daqueles Ionians que tinham conduzido a conquista Dorian do Peloponeso e refugiou-se na Ática: aqueles eram os Alcmaeonidae o Pisistradites os Mélanthides os Paeonides.

Qual era Religião da Antiga Grécia?

politeísta
A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.