O que significa a palavra EJA?

Qual é o significado da palavra EJA?

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. A EJA é popularmente conhecida como supletivo.

Quem são os alunos do EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

O que significa EJA Ensino Médio?

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como se chamava o EJA antigamente?

Criado pela Lei 5.379, de 15 de dezembro de 1967, o MOBRAL tinha por objetivo alcançar uma política educacional que compreendesse não somente os interesses das camadas marginalizadas do sistema escolar, mas também os objetivos políticos dos governos militares. O MOBRAL foi implantado com três características básicas.

Qual a importância do EJA na vida do aluno?

O programa é fundamental para que jovens e adultos possam retomar os estudos e, com isso, dar o primeiro passo na carreira. É que, ao conseguir o diploma do ensino médio, você tem o pré-requisito para ingressar no ensino superior, podendo escolher a área que mais combina com você e com seus sonhos profissionais.

Qual a idade mínima para fazer o EJA?

15
4º, incisos I e VII, da Lei nº 9.394/1996 e a regra da prioridade para o atendimento da escolarização obrigatória, será considerada a idade mínima de 15 (quinze) anos completos para o ingresso nos cursos da EJA e para a realização de exames de conclusão da EJA do Ensino Fundamental (1º e 2º segmento). Art.

Qual o perfil dos alunos do EJA?

Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.

Quem é o público da EJA?

Os beneficiários da ação Novas Turmas de EJA são as pessoas com 15 anos ou mais que não completaram o ensino fundamental e com 18 anos ou mais que não finalizaram o ensino médio.

Como funciona o EJA 2022 Ensino Médio?

Como funciona O EJA oferece aulas presenciais e também à distância. Sem falar que o horário letivo costuma ser de apenas quatro horas por dia, no máximo. E claro, as aulas são todas feitas no período da noite. Isso para respeitar o horário de quem trabalha durante o dia, e que não pode comparecer.

Como funciona o EJA 2021 Ensino Médio?

Por ser tratar de um programa para aqueles que abandonaram os estudos, o EJA oferece aulas em horário noturno e com duração menor que as aulas convencionais. O único requisito para o ingresso é que os jovens tenham idade mínima de 15 anos (fundamental) e 18 anos (médio).

Onde surgiu o EJA?

A Educação para jovens e adultos, começou na época do Brasil Colônia com a catequização dos indígenas. A educação ensinada aos povos era referente aos trabalhos manuais que seriam realizados por eles, além do funcionamento da economia colonial.

Por que o Mobral fracassou?

O Mobral, que durou quase duas décadas, foi um dos programas de educação mais caros que o Brasil já teve, mas que fracassou, especialmente porque seus objetivos eram ideológicos e não condiziam com a realidade da EJA.

Quais são os benefícios do EJA?

Vantagens em terminar os estudos através do EJA

  • Conhecimento;
  • Economia de dinheiro;
  • Economia de tempo;
  • Maior prestígio social;
  • Maior possibilidade de conseguir emprego;
  • Maiores chances de ascensão na carreira;
  • Entre outras!

29 de mar. de 2021

Qual a importância do EJA para a inclusão?

A EJA é considerada uma modalidade de ensino de extrema importância, pois um dos seus pontos instiga o resgate de pessoas marginalizadas no mercado de trabalho devido a sua falta na sala de aula na idade regular.