Qual a mensagem do livro de Iracema?
Conclusão. O amor que Iracema possuía por Martim, que a fez abandonar sua tribo e a sua família, é uma clara referência a submissão do índio ao colonizador português. Há quem diga que o nome Iracema é um anagrama para a palavra América. Assim, o amor de Iracema e de Martim significa a junção de dois mundos.
O que a obra Iracema retrata?
Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.
O que representa simbolicamente Iracema?
Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. … A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte. Ceará significa “canto da jandaia”.
Porque seria interessante ler o livro Iracema?
A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.
Por que Iracema não podia se casar?
O livro trata da história de uma índia, Iracema, que se apaixona por Martim (um guerreiro estrangeiro), mas Iracema não pode se casar com ele, pois guarda um segredo, o “segredo de jurema”. O nome do livro é devido ao nome da personagem principal.
Porque o amor de Iracema era proibido?
Iracema era a filha do pajé Araquém da tribo dos tabajaras. Em um dia quando banhava em um rio chegou até ela um estrangeiro, Martim. … Seguiram então para a tribo da jovem índia, onde ele foi hospedado. Rapidamente os dois se apaixonaram, mas Iracema era a virgem de Tupã o que tornava o amor deles proibido.
Quais são as características de Iracema?
Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos). A palavra “Iracema” é um anagrama de “América”.
Como o índio é retratado em Iracema?
Vale lembrar, que na narrativa, Iracema se entrega a Martim sem que ele saiba, pois ele estava sob efeito da bebida de Tupã. Nestes termos, o índio passa a ser visto como um ser astucioso e que precisa ser dominado.
Como José de Alencar descreve Iracema?
Em suas obras Alencar buscou sempre definir a mulher nesse perfil: guerreira, forte, decidida, heroína que luta pelos seus ideais. Na obra Iracema, ela trai sua família e tribo, para viver um amor com o estrangeiro, amor esse que não era permitido. As águas do rio banhavam o corpo casto da recente esposa.
Porque a obra Iracema é considerada a Lenda do Ceará?
Iracema traz como subtítulo Lenda do Ceará, o que caracteriza a obra como uma referência direta à colonização desse estado, tendo como contexto histórico a própria colonização do Brasil. … Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
Porque Iracema é classificada como um romance indianista?
Iracema é uma obra do escritor romântico cearense José de Alencar. Publicada em 1865, trata-se de um romance indianista, com presença de elementos indígenas, mitológicos e históricos. … Com o intuito de buscar um tema nacional, o índio foi eleito. Por isso, é chamada de geração “nacionalista-indianista”.
Por que Iracema não pode Unir-se a Martim?
Se por um lado Iracema representa todo o imaginário indígeno, Martim traz a figura do branco colonizador, que é também guerreiro, assim como o índio, e igualmente forte, se comparado a ele. Além disso, fica dividido entre a cultura branca e indígena; ao se afastar da sua cultura, sente falta dela.
Qual a associação está incorreta a Iracema?
A letra A está incorreta, pois o autor não dispensa as referências a coordenadas e personagens históricas, pelo contrário, o romance é dotado de itens históricos que fazem do mesmo uma lenda do nascimento do povo cearense e da união entre o português e o índio.
Quais são as características do Romantismo no livro Iracema?
O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.
Comentários