Qual o conflito ético do filme Mar Adentro?
Essa dignidade é o que fomenta os defensores da eutanásia. Ramón Sampedro, no filme “Mar Adentro” se fundamenta justamente nessa dignidade, mostrando claramente que mesmo vivo, lúcido, não levava uma vida digna, precisando de pessoas a todo o momento, se tornando um fardo para elas.
Qual o tema principal do filme Mar Adentro?
Mar adentro, dirigido por Alejandro Amenábar e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005b, relata um caso verídico que ocorreu na Galícia, Espanha. Aos olhos da grande plateia, o filme trata de um delicado tema de bioética, a eutanásia. Aos bioeti- cistas suscita a reflexão sobre o morrer com dignidade.
Qual o significado da palavra eutanásia?
A eutanásia é uma forma de tratamento de pacientes portadores de doenças incuráveis, cujo objetivo é garantir a essas pessoas uma morte mais humanizada, com menos sofrimento.
Quando analisamos a palavra eutanásia ela assume que significado na prática?
Eutanásia consiste na conduta de abreviar a vida de um paciente em estado terminal ou que esteja sujeito a dores e intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos.
Qual o papel do enfermeiro na eutanásia?
O enfermeiro deve ser ciente do seu código de ética, o qual traz claramente em seu artigo nº 29, quanto às proibições: “Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente”(4).
Como é vista a eutanásia no Brasil?
No Brasil, a eutanásia é um crime previsto em lei como assassinato, no entanto, existe um atenuante que é verificado no caso do ato ter sido realizado a pedido da vítima e tendo em vista o alívio de um sofrimento latente e inevitável, que reduz a pena para a reclusão de 3 a 6 anos.
Quando a eutanásia é permitida no Brasil?
O sistema normativo penal brasileiro não tem legislação específica no que tange à eutanásia. Ante a ausência de um tipo penal particular, a prática pode ser eventualmente enquadrada como auxílio ao suicídio, homicídio praticado por motivo piedoso ou até mesmo como omissão de socorro.
O que significa eutanásia na Bíblia?
Eutanásia, palavra de origem grega (eu = bom/boa; thánatos = morte) que significa “morte boa” ou “morte sem grandes sofrimentos”. Portanto, só se pode falar em eutanásia quando alguém padece de grave sofrimento físico e/ou mental.
Qual é a origem da eutanásia?
A palavra EUTANÁSIA foi criada no séc. XVII pelo filósofo inglês Francis Bacon, quando prescreveu, na sua obra “Historia vitae et mortis”, como tratamento mais adequado para as doenças incuráveis (SILVA, 2000). Na sua etimologia estão duas palavras gregas: EU, que significa bem ou boa, e THANASIA, equivalente a morte.
Como é realizado o procedimento da eutanásia?
Há dois tipos de processos de eutanásia, a saber:
- Eutanásia Passiva: ocorre quando o doente morre por falta de recursos, seja medicamentos, profissionais, alimentos, dentre outros.
- Eutanásia Ativa: é a indução do processo de morte no doente por meio de injeções letais, desligamento de aparelhos, dentre outros.
Como é realizado o procedimento de eutanásia?
Os métodos físicos de eutanásia incluem pistola de insensibilização, tiro com arma de fogo, deslocamento cervical, decapitação, eletrocussão, irradiação por micro-ondas específicos para eutanásia, armadilhas, compressão torácica, exsanguinação ou sangria, maceração, concussão e perfuração craniana.
O que o Coren fala sobre a eutanásia?
No Código de Ética de Enfermagem brasileira, artigo 29, que diz respeito às relações com a pessoa, família e coletividade, é estritamente proibido promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
Quais os profissionais que podem realizar a eutanásia?
É necessário que o Enfermeiro e equipe conheçam o conceito de “eutanásia” para não cometer essa infração ética e legal e não contribuir para a sua prática, entretanto, é importante participar da discussão com outros profissionais da equipe de saúde, afastando-se da prática da “distanásia” em busca da “ortotanásia”.
Por que a eutanásia não é permitida no Brasil?
O sistema normativo penal brasileiro não tem legislação específica no que tange à eutanásia. Ante a ausência de um tipo penal particular, a prática pode ser eventualmente enquadrada como auxílio ao suicídio, homicídio praticado por motivo piedoso ou até mesmo como omissão de socorro.
Comentários