Qual a diferença da pneumonia lobar e broncopneumonia?

Qual é a diferença entre pneumonia e broncopneumonia?

É um quadro diferente da pneumonia comum, que costuma afetar uma ou duas divisões do pulmão, ficando mais restrita. Essa doença é uma das principais causas de uso de antibióticos, internação hospitalar e mortes no Brasil e no mundo.

O que é pneumonia lobar?

Na pneumonia lobar uma parte do pulmão (lobo) é afetada de maneira uniforme. A broncopneumonia afeta os pulmões de maneira “salpicada” (figura abaixo). Além disso, a pneumonia é dividida naquela adquirida na comunidade, fora do ambiente hospitalar e aquela que é adquirida no hospital ou nosocomial.

Qual o tipo de pneumonia mais grave?

A pneumonia viral é uma complicação comum de doenças semelhantes à gripe, e também é uma complicação da SRA-COV-2. A pneumonia viral pode desaparecer por si só. Contudo, quando grave, pode ser fatal. Os vírus não são geralmente uma causa tão comum da PAC como algumas bactérias.

Qual o tratamento para pneumonia lobar?

O tratamento da pneumonia requer o uso de antibióticos, e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar para pneumonia pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia.

O que é broncopneumonia é grave?

A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.

Quais os riscos da broncopneumonia?

Os principais fatores de risco da pneumonia são:

  • Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
  • Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
  • Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;

Quais são as fases de evolução da pneumonia lobar?

NA PNEUMONIA LOBAR USUALMENTE HÁ QUATRO ESTÁDIOS CARACTERIZADOS POR: CONGESTÃO (HIPEREMIA), “HEPATIZAÇÃO VERMELHA,” “HEPATIZAÇÃO CINZENTA” E RESOLUÇÃO.

Em quais casos a pneumonia pode matar?

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

Quando a pneumonia é grave?

Quando a pneumonia é grave. Se o sistema imunológico da pessoa não está funcionando corretamente.

Quanto tempo leva para curar uma pneumonia?

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

O que fazer para curar broncopneumonia?

O tratamento da broncopneumonia pode envolver o uso de medicamentos variados, que vão desde anti-inflamatórios para aliviar a inflamação ou mesmo antibióticos para tratar a condição, caso a condição seja causada por uma bactéria.

O que é broncopneumonia tem cura?

A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.

Quais as chances de uma pessoa com pneumonia morrer?

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

Quanto tempo pode durar uma pneumonia?

​Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.