Qual é a função da dura-máter?
Em razão da grande quantidade de terminações nervosas sensitivas, a dura–máter é a responsável por toda a sensibilidade intracraniana. Sua região mais externa está aderida aos ossos do crânio e das vértebras, enquanto sua porção mais interna está voltada para a meninge denominada de aracnoide.
O que significa a palavra dura-máter?
Significado de Dura–máter substantivo feminino [Anatomia] Membrana mais externa e mais consistente dentre as três membranas que compõem o encéfalo e a medula espinhal.
Onde está localizada a dura-máter?
A dura–máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana.
Qual o nome das três meninges?
As meninges são membranas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) de tecido conjuntivo que encobrem todo o sistema nervoso central, tendo a proteção como uma de suas funções.
Quais as pregas da dura-máter?
As pregas da dura–máter são: a foice do cérebro (septo de conjuntivo que ocupa a fissura longitudinal do cérebro), a foice do cerebelo (septo entre os hemisférios cerebelares), o tentório do cerebelo (septo que separa o lobo occipital do cerebelo), e o diafragma da sela (pequena prega que reveste superiormente a …
Quem inerva a dura-máter?
A dura–máter é a meninge mais externa, composta por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. Sua inervação provém, principalmente do nervo trigêmeo, e é ricamente vascularizada, em especial pela artéria meníngea média.
Que são seios da dura-máter?
Os seios venosos da dura-máter são espaços revestidos por endotélio entre as lâminas periosteal e meníngea da dura. São formados nos locais onde os septos durais se inserem ao longo da margem livre da foice do cérebro e em relação às formações doassoalho do crânio.
Onde está localizado o líquor?
O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no …
Onde se localiza o líquido cefalorraquidiano?
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.
Quais são as meninges e onde estão localizadas?
As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter).
Qual o nome da meninge intermediária?
As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. A membrana mais externa é chamada de dura-máter, a intermediária é a aracnoide, e a mais interna, pia-máter.
Quais são as Intumescências medulares?
As duas regiões dilatadas recebem o nome de intumescência cervical e lombar. Os nervos destinados aos membros superiores localizam-se na intumescência cervical, e os destinados aos membros inferiores, na intumescência lombar.
Quais são os ventrículos encefálicos?
Os ventrículos são: dois ventrículos laterais, terceiro ventrículo e quarto ventrículo.
Quais são os seios durais?
Os seios venosos durais (também chamados de seios durais, seios cerebrais ou seios cranianos) são canais venosos encontrados entre as camadas de dura-máter no cérebro.
Comentários