Qual é a função da graxa?
A principal função da graxa é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento, além de proteger contra a corrosão e vedar contra o ingresso de contaminantes externos — como água ou impurezas.
O que é graxa e as suas principais aplicações?
A graxa é essencial para lubrificar máquinas e equipamentos. A graxa é uma substância viscosa gerada por meio da mistura de aditivos, óleos e agentes engrossadores à base de bário, sódio, lítio e cálcio, além dos chamados sabões metálicos. Existem diversos tipos de graxa, que são usados com diferentes propósitos.
Quais são os três processos básicos de fabricação de uma graxa?
Lubrificação – Graxas
- Aplicação de Graxa: – Onde o óleo não pode ser contido ou vaza com facilidade; …
- Consistência: É a resistência oferecida por uma graxa à sua penetração. …
- Ponto de gota: Indica a temperatura em que a graxa passa do estado sólido ou semi-sólido para o líquido. …
- Bombeabilidade:
14 de set. de 2011
Quais são os tipos de graxa?
As graxas se diferenciam com base no tipo de espessante, viscosidade do óleo base e sua consistência. Existem dois principais grupos de graxas: as espessadas com sabões e as espessadas com outros componentes. Para ambos os casos o óleo base pode ser tanto mineral, quanto sintético.
Qual a diferença entre óleo e graxa?
A diferença do óleo para uma graxa é que o óleo é suspenso em um espessador. Já o óleo lubrificante na graxa é espremido para fora do espessante sob pressão de operação.
Quais as principais propriedades das graxas?
Algumas das propriedades que entram na caracterização e análise de uma graxa (e que inclusive podem receber uma mensuração técnica específica e normalização) são: consistência, viscosidade aparante, ponto de gota ou ponto de gotejamento, oxidação, separação do óleo, lavagem por água, coloração.
Quais as principais características das graxas?
Algumas das propriedades que entram na caracterização e análise de uma graxa (e que inclusive podem receber uma mensuração técnica específica e normalização) são: consistência, viscosidade aparante, ponto de gota ou ponto de gotejamento, oxidação, separação do óleo, lavagem por água, coloração.
É considerada a graxa para múltiplas aplicações?
Multis 2 B é uma graxa de múltiplas aplicações para utilização geral dentro de condições normais de carga e temperatura. Multis 2 B é recomendada para a lubrificação de equipamentos da construção civil , de transporte, da agricultura e veículos em presença ou não de umidade e poeira.
Como é o processo de fabricação das graxas?
A graxa é uma substância viscosa gerada por meio da mistura de aditivos, óleos e espessantes à base de bário, sódio, lítio e cálcio, além dos chamados sabões metálicos. A mistura transforma-se em um composto, que tem como função lubrificar máquinas e equipamentos.
Qual a graxa mais usada?
Graxa à base de lítio – é a mais usada em rolamentos e na caixa de direção, por ser eficiente, de baixo custo, resistente à água, apresentar estabilidade térmica e possuir aditivos que inibem a oxidação e ferrugem.
Para que serve a graxa azul?
Uma graxa azul, por exemplo, feita a partir de sabão de lítio espesso com base de óleo mineral, tem como característica uma ótima diversidade de usos. Pode ser em equipamentos agrícolas, rolamentos para rodas de veículos, esteiras transportadoras, motores elétricos, ventiladores industriais e muitos outros.
Quando as graxas são aplicadas ao invés do óleo?
Por outro lado, a graxa pode ser aplicada em muitas situações em que o óleo simplesmente escorreria, não podendo ser corretamente aplicado. Podemos citar como exemplos os mancais de rolamento e deslizamento, além de guias de deslizamento e cabos de aço.
O que é melhor para lubrificar corrente de moto?
Agora você já sabe que 5 melhores lubrificantes para corrente de moto do mercado são:
- MOBIL – Lubrificante de Corrente Mobil Super Moto.
- MOTUL – Lubrificante para Corrente de Moto Motul MC Care C4.
- BASTON – Lubrificante de Corrente de Moto S102 Super Prime.
- REPSOL – Lubrificante para Corrente de Moto Repsol Chain Dry.
Qual a definição da propriedade de consistência de uma graxa e como ela é classificada?
A consistência da graxa é medida como sendo a penetração de um cone numa amostra, em aparelho e condições padronizadas. Quanto mais alta a penetração, menor o grau NLGI (menos dura) e quanto menor a penetração, maior o grau NLGI (mais dura).
Comentários