Qual a diferença entre fármaco e pro fármaco?
Os pró–fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.
Que são pró-fármacos?
Definição expandida considera um pró–fármaco como um fármaco ativo, quimicamente transformado em um derivado inativo, que é convertido por um ataque químico ou enzimático ou de ambos no fármaco matriz no organismo, antes ou após alcançar seu local de ação (Figura 1).
Quais os tipos de pró-fármacos?
OBTENÇÃO DE PRÓ–FÁRMACOS:
- 1 – PRÓ–FÁRMACOS DE ÁCIDOS CARBOXÍLICOS E ÁLCOOIS.
- 2 – PRÓ–FÁRMACOS DE AMINAS.
- 2 – PRÓ–FÁRMACOS DE ALDEÍDOS E CETONAS.
- 1 – PRÓ–FÁRMACOS CLÁSSICOS.
- 2 – BIOPRECURSORES.
- 3 – PRÓ–FÁRMACOS MISTOS.
- 4 – FÁRMACOS DIRIGIDOS. R. C.
- 1 – Administração de um conjugado anticorpo-enzima – o qual se liga.
O que significa indução enzimática e inibição enzimática?
Indução enzimática – é uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.
O que são pró-fármacos Cite exemplos?
Alguns pró–fármacos já são conhecidos há muito tempo: a codeína, derivado da morfina isolado no século XIX, é um pró–fármaco, que, no organismo, se converte em morfina para então promover seus efeitos narcóticos.
Como podem ser classificados os fármacos?
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.
O que é bioisosterismo?
O bioisosterismo é uma técnica de química medicinal para o planejamento racional de novos medicamentos, sendo um processo especial de modificação molecular principalmente para prever alterações importantes nos processos de biotrasformação, inclusive para o eventual alteração da característica tóxica em relação aos …
O que é o efeito de primeira passagem?
Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.
O que é indução enzimática?
Indução enzimática é o aumento de produção de enzimas, geralmente ocasionado pela administração de fármacos, tais como o fenobarbital.
O que a indução enzimática provoca?
A indução enzimática: Aumenta a depuração hepática da droga; Diminui a meia-vida sérica da droga; Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.
Quais são os principais grupos farmacológicos?
Grupos Farmacológicos
- 1.1. Antibacterianos. 1.1.1. Penicilinas. 1.1.1.1. Benzilpenicilinas e Fenoximetilpenicilina. …
- 1.2. Antifúngicos. 1.2.1. ANFOTERICINA B. 1.2.2. ANIDULAFUNGINA. …
- 1.3. Antivíricos. 1.3.1. Anti-retrovirais. 1.3.1.1. Inibidores da Protease. …
- 1.4. Antiparasitários. 1.4.1. Anti-helmínticos. 1.4.1.1. ALBENDAZOL.
Como são classificados os fármacos de acordo com seu mecanismo de ação?
No que concerne ao mecanismo de ação, os fármacos podem ser classificados em dois grandes grupos, a saber: fármacos estruturalmente inespecíficos e fármacos estruturalmente específicos.
Quais os objetivos do bioisosterismo?
Na área de planejamento racional de fármacos, o bioisosterismo se constitui em uma ferramenta disponível para o químico medicinal que pretende melhorar o perfil de atuação de seus compostos líderes, ou seja, o bioisosterismo compreende a substituição de um fragmento molecular por outro, cujas propriedades físico- …
Quais os tipos de modificação molecular?
Pode ser de 3 tipos: Adição molecular, com associação de grupamentos diferentes por forças fracas; Replicação molecular, com associação de grupamentos idênticos por ligação covalente; Hibridação molecular, com associação de grupamentos diferentes por ligação covalente.
Comentários