Qual é o papel primário do sistema nervoso?
O papel primário do Sistema Nervoso (SN) é coordenar e controlar a maior parte das funções de nosso corpo.
Que ano declarações e tratados passam a defender a inclusão?
Os anos de 1980 foram considerados décadas dos tratados. Originaram-se as primeiras declarações e tratados defendendo o processo inclusivo (GUELBERT, 2007).
O que é tecnologia assistiva artigo?
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando …
Quais as características das pessoas com deficiências sensoriais?
Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.
Quais as principais causas de deficiência física?
A deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
Em que ano surgiu a Educação Inclusiva no Brasil?
1994
No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.
Quando começou a inclusão?
O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.
O que é uma Tecnologia Assistiva?
150), o termo Tecnologia Assistiva (TA) é utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.
Quais são as tecnologias assistivas?
É comum autores classificarem as tecnologias assistivas em algumas categorias, que são:
- 1 – Auxílio para vida diária e vida prática. …
- 2 – CAA: Comunicação Alternativa ou Aumentativa. …
- 3 – Recursos de Acessibilidade ao Computador. …
- 4 – Sistemas de controle do ambiente. …
- 5 – Projetos arquitetônicos para acessibilidade.
O que se refere à deficiência sensorial?
Deficiência sensorial É o não funcionamento (total ou parcial) de um dos cinco sentidos que possuímos. A surdez (deficiência auditiva) e a cegueira (deficiência visual) são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, paladar e olfato também podem entrar para essa categoria.
O que uma deficiência sensorial?
Deficiência sensorial Refere-se à perda ou diminuição da visão, englobando toda a etiologia e graus de severidade. Para entender a realidade que entranha esta deficiência, basta ter em conta que através da vista se obtém 80% da informação do mundo exterior. Deficiência auditiva.
Quais são as causas das deficiências físicas e os fatores de risco?
Entre os principais fatores risco estão: sedentarismo, uso de drogas, agente tóxicos, falta de saneamento básico, maus hábitos alimentares. Alto grau de estresse, tabagismo, acidentes de trânsito, epidemias ou endemias e violência urbana.
Quais são os tipos de deficiências físicas?
Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo.
Quando surgiu a inclusão?
O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.
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