Qual o contexto do livro de Neemias?
O livro de Neemias registra um período importante na história judaica, que incluiu a reconstrução da cidade de Jerusalém e a reedificação da vida espiritual dos judeus que tinham voltado do cativeiro. Quando os israelitas voltaram para Jerusalém após a longa escravidão na Babilônia, encontraram sua cidade em ruínas.
Qual a mensagem central do livro de Neemias?
Assim, a mensagem de Neemias é que se a sua vida familiar, profissional, acadêmica, intelectual, financeira, afetiva, social ou política está abalada, você deve começar restaurando o espírito, e isto só é possível através de Cristo. Neemias nos mostra que o profeta não apenas anuncia o futuro, mas ajuda criá-lo.
Quem foi que escreveu o livro de Neemias?
Tradicionalmente acredita-se que o autor deste livro tenha sido o próprio Neemias, embora isto seja controverso. Existem partes do livro escritas em primeira pessoa (1-7; 12:27-47 e 13), porém outras onde Neemias é referido pela terceira pessoa (8; 9; 10).
Porque Neemias queria reconstruir os muros?
E ele não permaneceu prostrado, mas se levantou e se dispôs a mudar a situação. No seu coração nascera o sonho de restaurar sua cidade e trazer de volta a alegria para Jerusalém. Queria reconstruir os muros que foram derrubados e deixar a cidade protegida. Neemias sonhou os sonhos de Deus.
Qual a origem de Neemias?
BabilóniaNeemias / Local de nascimentoBabilónia ou Babilônia foi a cidade central da civilização babilónica, na Mesopotâmia, situada nas margens do rio Eufrates. As suas ruínas encontram-se a norte do centro da cidade atual de Hila, capital da província de Babil, no Iraque, situada 100 km a sul de Bagdade. Wikipédia
Quais as atitudes de Neemias?
Neemias foi astuto, foi sábio ao tratar com seus opositores, mesmo em situações difíceis ele soube lidar com a situação com sabedoria. Nem sempre sabemos agir como diplomacia. Esquentamos facilmente, perdemos a paciência como piscamos os olhos.
Qual é o significado do nome Neemias?
Neemias (em hebraico: נְחֶמְיָה; romaniz.: Ne’hemya em hebraico tiberiano: Nəḥemyāh, AFI: [ˌniəˈmaɪə], “conforto de ou “confortado por” Deus [Jeová]”) é um personagem bíblico, figura importante na história pós-exílio dos judeus, tal como registrada na Bíblia, e que, acredita-se, teria sido o autor primordial do Livro …
O quê Neemias fazia como copeiro do rei?
Neemias viveu durante o período em que Judá era uma província do Império Aquemênida, e havia sido designado copeiro real no palácio de Susa; o rei, Artaxerxes I (Artaxerxes Longimanus), parece ter tido um bom relacionamento com seu funcionário, como evidência a longa licença que lhe foi concedida durante a restauração …
Quem foi que destruiu os muros de Jerusalém?
Nabucodonosor
Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.
O que representa o muro de Jerusalém?
O Muro localizado na área ocidental de Jerusalém vem lembrando há milênios a vitória de Roma sobre os judeus. Hoje ele é cultuado como o recanto mais sagrado do Judaísmo, pois é o último vestígio do segundo templo judaico, edificado após a destruição do anterior, construído por Salomão.
Qual era a importância do Muro de Jerusalém?
As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.
Quem foi contemporâneo de Neemias?
Neemias é contemporâneo ao sumo sacerdote Eliasib (3,1), enquanto Esdras vive no tempo do seu neto Johanam. Uma hipótese para solucionar este impasse é de que Esdras não teria chegado a Jerusalém no “sétimo ano de Artaxerxes I” (465-424), mas, sim, de Artaxerxes II (404-358).
Quanto tempo Neemias orou ao Senhor?
-> Neemias, um homem de ação, gasta quatro meses em oração e jejum.
Qual foi a estratégia de Neemias?
Após isso Neemias disse ao povo que este precisava atentar para o Senhor Deus e não deveriam temer, mas sim lutar pelos seus confiando em Deus para obter vitória. O povo trabalhava do nascer do sol até ao ocaso. Não descuidava das defesas, observava o descanso, confiava em Deus.
Comentários