O que são citocinas Pró-inflamatórias e Anti-inflamatórias?

Qual a função das citocinas pro e Anti-inflamatórias?

Dessa forma, as citocinas influenciam a atividade, a diferenciação, a proliferação e a sobrevida da célula imunológica, assim como regulam a produção e a atividade de outras citocinas, que podem aumentar (próinflamatórias) ou atenuar (antiinflamatórias) a resposta inflamatória.

O que é citocinas Pró-inflamatória?

Citocinas próinflamatórias atuam promovendo o processo inflamatório, garantindo que as reações ocorram e o insulto inicial seja eliminado.

O que é Pró-inflamatório?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem inflamação. …

Quais são as citocinas da inflamação?

Citocinas são um grupo heterogêneo de molé-culas, tendo ações antagônicas, porém muito bem balanceadas. Existem citocinas que podem ser consideradas como “inflamatórias”, pois aumentam as diferen-tes etapas da resposta imunológica: IL-1 IL-2, IL-6, IL-9, IL-12, IL-14, IL-15, IL-16, IL-17, IL-18, IL-20 TNF e IFNa.

Quais as funções das citocinas?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. … As ILs têm muitas funções, mas a maioria está envolvida na indução de divisão e diferenciação de outras células. Cada IL atua em um grupo específico de células, de acordo com os receptores adequados para cada uma.

Quais são os papéis das citocinas Pró-inflamatórias no processo de reparo celular tecidual?

O principal papel das citocinas TNF e IL-1 no processo inflamatório consiste na ativação endotelial, estimulando a expressão de moléculas de adesão nas células endoteliais, o que resulta em aumento do recrutamento, aderência dos leucócitos e aumento da produção de citocinas adicionais, particularmente quimiocinas.

O que significa citocinas e qual a sua função?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).

Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

As citocinas produzem seus efeitos celulares pela ativação de vários fatores de transcrição como o AP-1, o NF-kB e o STAT, os quais ativam ou reprimem os genes alvo.

Quais são os alimentos Pró-inflamatórios?

Quais são os principais alimentos inflamatórios que devem ser evitados?

  1. Frituras e alimentos muito gordurosos. …
  2. Biscoitos industrializados. …
  3. Embutidos derivados da carne vermelha. …
  4. Refrigerantes e bebidas alcoólicas. …
  5. Alimentos açucarados.

Quais são os mediadores pro inflamatórios?

  • Mediadores Químicos da Inflamação. Autora: Marjorie Azevedo Jales. …
  • AMINAS VASOATIVAS. Incluem a histamina e a serotonina, sendo elas armazenadas pré-formadas nas células. …
  • PROTEÍNAS PLASMÁTICAS. …
  • METABÓLITOS DO ÁCIDO ARAQUIDÔNICO. …
  • FATOR ATIVADOR DE PLAQUETAS (PAF) …
  • CITOCINAS. …
  • QUIMIOCINAS. …
  • ÓXIDO NÍTRICO.

11 de mar. de 2015

Quais são as citocinas?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Quais são as principais citocinas?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6.

Como as citocinas atuam no sistema imune?

Atuam como mediadores da comunicação intercelular, regulando a resposta imunológica, por meio da maturação, da proliferação, da diferenciação, da ativação ou da inibição de diferentes células do sistema imunológico e de outros sistemas e órgãos do organismo, aumentando ou diminuindo a resposta do sistema imune.

Quais são os processos de reparo tecidual?

Pode ser de dois tipos: Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal. Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso.