Qual é a diferença entre a Fotofosforilação cíclica é Acíclica?

Qual a diferença entre Fotofosforilação cíclica é Acíclica?

A fotofosforilação cíclica ocorre no fotossistema I, composto basicamente por clorofila a. Ao receber a energia luminosa, um par de elétrons excitados deixa a molécula de clorofila a. … Já na fotofosforilação acíclica, os fotossistemas I e II trabalham em conjunto. No fotossistema II predomina a clorofila b.

Quando ocorre a fotofosforilação acíclica?

A fosforilação acíclica é uma reação da fase clara da fotossíntese em que uma molécula de ADP é transformada em ATP, sem que os elétrons libertados da clorofila regressem a ela. O processo ocorre com a participação de dois pigmentos e de moléculas de água.

Onde ocorre a fotofosforilação acíclica?

Como o “vazio de elétrons” da clorofila a não é preenchido pelos mesmos elétrons que saíram dessa molécula, o mecanismo é chamado fotofosforilação acíclica. No interior dos cloroplastos, a água é decomposta na presença da luz. Essa reação é a fotólise da água.

Qual a principal função da Fotofosforilação cíclica?

Forma de fosforilação que implica o transporte cíclico de eletrões. Os eletrões emitidos pela clorofila a por ação da luz retornam à clorofila a via cadeia de transporte de eletrões, permitindo a fotofosforilação de ADP.

O que é uma cadeia cíclica e Aciclica?

Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.

Qual a contribuição da fase cíclica e da fase Acíclica?

Esta fosforilação ocorre quando os elétrons fluem da molécula de água até o NADP+ em um sistema acíclico. Daí o nome de fosforilação acíclica (Figura 1) ou aberta, uma vez que os elétrons não mais retornam ao sistema. … Moléculas adicionais de ATP podem ser formadas através da fosforilação cíclica.

Em que situação ocorre a fosforilação cíclica?

A Fotofosforilação cíclica é uma reação que ocorre na fase clara da fotossíntese e necessita diretamente da energia luminosa. Ocorre nos tilacóides dos cloroplastos.

Qual o processo que ocorre na fotofosforilação acíclica que libera 02?

O processo ocorre com a participação de dois pigmentos (P700 e P680) e de moléculas de água. … Os H e elétrons da água são usados para a formação de NADPH e o oxigenio é liberado para a atmosfera ou absorvido pela mitocôndria da própria célula vegetal, sendo usado para a respiração celular.

Qual a importância do fluxo cíclico de elétrons?

O fluxo cíclico de elétrons resulta na produção de ATP (porque os prótons são bombeados para o lúmen do tilacoide), mas não resulta na produção de NADPH (porque os elétrons não são passados para a NADP + ^+ +start superscript, plus, end superscript redutase).

O que é uma cadeia cíclica?

Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas. Cadeias não aromáticas ou alicíclicas: possuem uma cadeia fechada, porém que não tem as ligações duplas alternadas.

O que são cadeias conjugadas?

São chamadas de cadeias conjugadas as cadeias que possuem ligações duplas intercaladas, essa conjugação confere aos compostos apresentados cor, pois há absorção no espectro do visível por parte dessa conjugação.

Como ocorre o processo de fotofosforilação?

Fotofosforilação: é a adição de fosfato em presença da luz, a substância que participa desta etapa é o ADP, formando ATP. É nesse processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.

Em qual etapa ocorre a liberação de 02?

Fase clara ou fotoquímica: Quebra da água e liberação de oxigênio. Esta fase ocorre na membrana dos tilacoides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água e a luz.

Como funciona o fotossistema 2?

Nas reações luminosas, inicialmente a energia luminosa entra no fotossistema II, onde é aprisionada e levada até as moléculas de clorofila P680 do centro de reação. Essa molécula de clorofila é excitada, seus elétrons são energizados e transportados da clorofila em direção a um receptor de elétrons.