Qual a diferença entre a psicopedagogia clínica e institucional?

Qual a diferença psicopedagogia clínica e institucional?

A principal diferença entre a psicopedagogia clínica e a psicopedagogia institucional é o local de atuação do profissional. As duas áreas buscam compreender o processo de aprendizagem e atuar de forma preventiva e combativa contra os problemas que podem aparecer ao longo da aquisição de conhecimentos dos indivíduos.

Qual a função da psicopedagogia clínica e institucional?

No Brasil, a psicopedagogia clínica e institucional envolve atividades, como orientação de estudos, apropriação de conteúdos escolares, desenvolvimento do raciocínio e atendimento de crianças com deficiência mental, autistas ou com comprometimentos mais graves.

Qual a diferença entre Psicopedagogia Clínica e Institucional e psicopedagogia?

O psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação e histórica educacional, além de aplicação de alguns testes psicopedagógicos. O Psicopedagogo Institucional, por sua vez, trabalha com um grupo de pessoas, seja em instituições de ensino, empresas ou hospitais.

O que é a psicopedagogia clínica?

O psicopedagogo clínico é o profissional que, no consultório, desenvolve ações para potencializar a aprendizagem. Sua atuação geralmente é associada a solução de dificuldades escolares de crianças e adolescentes, mas essa concepção tem dois equívocos.

Quem faz Psicopedagogia institucional pode clinicar?

Com a formação institucional você poderá trabalhar em escolas, ong´s, empresas, mas não poderá clinicar. Se desejar clinicar terá que fazer uma especialização em psicopedagogia clínica.

Quem faz Psicopedagogia pode clinicar?

A principal área de atuação dos psicopedagogos é no setor de educação, seja em instituições de ensino públicas ou privadas. No entanto, os profissionais da Psicopedagogia também podem atuar em clínicas e consultórios particulares, assim como prestar assistência psicopedagógica para pacientes em hospitais.

Qual a importância da Psicopedagogia institucional?

Atuando em caráter preventivo o psicopedagogo auxilia pais e educadores na elaboração de abordagens mais lúdicas para a criança que permitam que o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas ocorra sem nenhum problema. …

Quais os diferentes ramos da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia possui duas áreas de atuação principais: a clínica e a institucional. Vamos saber um pouco mais sobre as características de cada uma delas….Psicopedagogia

  • Emocionais.
  • Sociais.
  • Mentais.
  • Físicas.

Quem faz psicopedagogia pode clinicar?

A principal área de atuação dos psicopedagogos é no setor de educação, seja em instituições de ensino públicas ou privadas. No entanto, os profissionais da Psicopedagogia também podem atuar em clínicas e consultórios particulares, assim como prestar assistência psicopedagógica para pacientes em hospitais.

Qual é a função de um psicopedagogo?

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

Quem pode ser chamado de psicopedagogo?

O título de Psicopedagogo pertence a quem cursou a Pós-graduação nesta especialidade, portanto, quando fizer Psicopedagogia poderá atuar como Psicopedagoga. A função de psicopedagogo não é de fazer reforço escolar.

Quais as áreas que o psicopedagogo pode atuar?

6 áreas de atuação da Psicopedagogia

  • Clínicas. Atua em clínicas, atendendo individualmente pacientes, diagnosticando sintomas, distúrbios de aprendizagem e dificuldades. …
  • Educação Continuada. …
  • Orientação Pedagógica. …
  • Recursos Humanos. …
  • Ambiente Hospitalar. …
  • Instituições Jurídicas.

11 de dez. de 2021

Em que área o psicopedagogo pode atuar?

O psicopedagogo habilitado para trabalhar na área institucional faz atendimentos em grupos dentro de escolas, empresas, hospitais e até mesmo em ONGs. Apesar dessa profissão ser associada com as crianças, no mercado privado, por exemplo, o profissional pode atuar com os colaboradores para melhorar a performance.

Qual é o papel do psicopedagogo na instituição escolar?

Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação.