Qual é o perigo da raia?

Qual é o perigo da arraia?

As arraias têm veneno nos espinhos situados na parte posterior da cauda. As lesões costumam ocorrer quando uma pessoa pisa uma arraia (que costuma estar enterrada na areia) ao caminhar em águas marinhas pouco profundas. A arraia lança a sua cauda e crava os espinhos no pé ou na perna da pessoa, libertando o veneno.

Qual espécie de raia é a mais perigosa?

Rhinobatos horkelii
Entre as espécies mais prejudicadas, destaca-se uma variedade da raia-viola, a Rhinobatos horkelii, que, conhecida pelo tamanho avantajado, chega a atingir 1,3 metro de diâmetro. Até o início da década de 1980 era abundante na costa do Rio Grande do Sul. Hoje está criticamente ameaçada.

O que o veneno da arraia faz?

Mas é o veneno que contribui para que a dor, comparável à de uma facada, estenda-se por até 24 intermináveis horas. Não bastassem esses efeitos nada agradáveis, o veneno da arraia fluvial também causa a morte do tecido (necrose) na região da ferroada, além de lesão muscular.

O que fazer se encontrar uma arraia?

Pescadores e ribeirinhos, vítimas comuns desses animais, costumam dar outra dica: ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.

O que acontece se tocar na raia?

As peçonhas de todas as raias são similares e contêm várias substâncias tóxicas cujos efeitos sistêmicos costumam afetar os sistemas cardiovascular e respiratório. Além disso, a peçonha possui uma poderosa ação local de necrose tecidual.

Como evitar ataque de arraia?

Como evitar a ferroada de arraia?

  1. Andar com cuidado na água, arrastando o pé sobre a areia ou no lodo.
  2. Antes de colocar o pé na água, verificar se há arraias ou marcas de sua presença na areia ou envolta do barco.
  3. Fazer sococa com um pau mexendo na água para espantar as arraias.

4 de jul. de 2019

Qual a maior arraia de água doce?

Cientistas que trabalham no rio Mae Klong, na Tailândia, fizeram uma grande descoberta no início do mês: uma enorme arraia que eles acreditam ser uma forte concorrente ao posto de maior peixe de água doce já documentado por pesquisadores.

O que acontece se for picado por uma arraia?

O ferimento causado pela ferroada de arraia é muito grave. Ele fica muito contaminado por bactérias, além do veneno, que tem o poder de desintegrar a carne, formando uma necrose muito grande. É uma das piores dores que o ser humano pode sentir”, explica o médico.

O que devemos fazer se for picado por uma arraia?

Tratamento. Deve-se irrigar suavemente as ferroadas de arraia em uma extremidade com água salgada como uma tentativa de remover fragmentos do ferrão, tecido glandular e tegumento.

Como se proteger de uma arraia?

Enquanto as raias buscam sossego, elas são atraídas pelo aumento da oferta de alimentos dentro d’água. “Geralmente, as praias têm delimitação da área de banho. Então, a melhor prevenção é não ultrapassar esse limite e evitar jogar restos de comida na água”, pontuou Luciana.

Como as raias enxergam?

Na superfície dorsal encontram-se os espiráculos (aberturas que levam água às cavidades branquiais), um par de olhos bem desenvolvidos, mas incapazes de enxergar colorido, uma vez que não têm cones (células responsáveis pela percepção de cor).

É verdade que a raia menstrua?

O animal cartilaginoso visto como agressivo é na verdade um bicho dócil e só ferroa quando precisa se defender. A carne pode ser consumida pelo homem e a fêmea não menstrua, como diz o dito popular.

Como é o ataque de uma arraia?

Ao ser perturbada ou estressada, a raia costuma dar violentas “chicotadas” com sua cauda. Nesse momento, seu aguilhão adquire uma posição perpendicular à cauda e, ao atingir sua vítima, provoca ferimentos profundos e graves com inoculação de peçonha.

Qual o tamanho máximo de uma arraia?

Um dos maiores peixes, a arraia-jamanta mede até sete metros e chega a pesar 1.800 quilos.