Qual é a diferença entre ossificação intramembranosa e Endocondral?

Qual a diferença entre ossificação endocondral e ossificação intramembranosa?

A ossificação intramembranosa ocorre no interior de uma membrana conjuntiva, enquanto que a endocondral ocorre a substituição de uma cartilagem hialina preexistente, o molde ou primórdio do futuro osso, pelo tecido ósseo.

O que é uma ossificação endocondral?

adjetivo masculino e feminino [Anatomia] Situado, formado ou que ocorre dentro de cartilagem; intracartilaginoso: Ossificação endocondral.

Como funciona a ossificação intramembranosa?

Ossificação intramembranosa Nesse processo, as células mesenquimais diferenciam-se diretamente em osteoblastos, células especializadas que secretam matriz óssea. … Essas células se tornarão osteoblastos, secretarão mais matriz e continuarão a gerar osso. Este processo é referido como crescimento aposicional.

Quais são os dois tipos de ossificação explique brevemente a diferença entre eles?

A ossificação incompleta, nos pontos de sutura da caixa craniana, formam as “moleiras,” fontalenas. A ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. Ocorre sobre uma peça de cartilagem hialina, se assemelhando ao osso que será formado, porém menor.

Onde ocorre a ossificação endocondral?

A ossificação endocondral inicia-se sobre uma peça de cartilagem hialina do esqueleto que irá formar tecido ósseo. Esse tipo de ossificação é o responsável básico pela constituição dos ossos curtos e longos. … Normalmente se apresentam nas extremidades dos ossos longos (ossificação endocondral).

Quais são os tipos de ossificação?

Há dois modos básicos de ossificação: ossificação intramembranosa e ossificação endocondral. A ossificação intramembranosa ocorre no interior de tecido mesenquimal – é o tecido conjuntivo embrionário.

O que é uma diáfise?

A diáfise corresponde à porção mediana e maior dos ossos longos, tendo o aspeto de um cilindro oco. Graças a este tipo de estrutura, os ossos longos apresentam uma grande resistência mecânica.

Quais as etapas do processo de ossificação endocondral?

A ossificação endocondral forma, principalmente, ossos curtos e longos em duas etapas – que são: modificações da cartilagem hialina que termina com a morte dos condrócitos e invasão de células osteogênicas e diferenciação das mesmas em osteoblastos nas cavidades anteriormente ocupadas pelos condrócitos para deposição …

O que é classificação Intramembranosa?

A ossificação intramembranosa é um dos dois tipos de formação óssea existentes e é responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos ou laminados, especialmente aqueles que se encontram no crânio. Esse tipo de ossificação acontece no interior das membranas do tecido conjuntivo, o chamado centro de ossificação primária.

O que é o processo de ossificação?

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

O que é e qual a diferença de periósteo e Endósteo?

Dá-se a proliferação do periósteo (que está por fora do osso) e do endósteo (que reveste a cavidade óssea), formando-se o osso primário, surge tecido imaturo tanto por ossificação intramembranosa como por ossificação endocondral.

Qual a diferença entre Epifise e diáfise?

Todo osso longo é formado por duas extremidades denominadas epífises e por uma porção central denominada diáfise ou corpo do osso. As epífises são formadas por uma camada delgada de osso compacto externamente e é ocupado totalmente por osso trabeculado ou esponjoso internamente.

Quando ocorre a ossificação endocondral?

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

Quais ossos sofrem ossificação endocondral?

Ossos que suportam peso, tais como os das extremidades e partes do esqueleto dos membros superiores e inferiores desenvolvem-se por ossificação endocondral. Os ossos chatos do crânio e da face, mandíbula e clavícula têm desenvolvimento por ossificação intramembranosa.