Qual a função de um excipiente?
Excipientes sao substâncias adicionadas às formulações farmacéuticas, excluindo-se os fármacos, e têm a função de garantir a estabilidade e as propriedades biofarmacéuticas dos medicamentos, além de melhorarem as características organolépticas e, assim, a aceitaçao dos medicamentos pelos pacientes.
O que é excipiente farmácia?
Excipientes – ou ingredientes inativos – são substâncias destituídas de poder terapêutico, usadas para assegurar a estabilidade e as propriedades físico-químicas e organolépticas dos produtos farmacêuticos1.
Quais os principais excipientes?
Os principais excipientes usados na indústria farmacêutica são os antiaderentes, os ligantes, os desintegrantes, os diluentes, os espessantes, os aglutinantes, os aromatizantes, os corantes, os edulcorantes, os deslizantes, os lubrificantes, os conservantes, os tensoactivos, os humectantes, os emulsionantes, os …
Quais os principais excipientes Farmacotécnicos?
Independentemente de como são produzidos, as formas farmacêuticas sólidas para administração oral contém normalmente diferentes excipientes incluindo-se diluentes, aglutinante, desintegrante e lubrificante. Outros componentes opcionais são os corantes e, em comprimidos mastigáveis, aromas e edulcorantes.
Como saber qual excipiente usar?
A escolha do excipiente farmacêutico adequado deve proteger a fórmula de variações nas condições ambientais e de transporte. Dessa forma, o farmacêutico deve se basear nas características dos princípios ativos para fazer a melhor escolha.
Qual a diferença entre veículo e excipiente?
Excipiente: substância inerte incorporada como veículo a certos medicamentos. Q.S.P.: em Quantidade Suficiente Para… 1g (um grama), por exemplo. Veículo: Meio líquido no qual o princípio ativo (PA) está disperso, um xarope é um veículo.
O que deve ter um excipiente ideal?
A escolha do melhor excipiente farmacêutico
- Reatividade. …
- Integridade. …
- Problemas com farmacotécnicos. …
- Investimento em novas tecnologias. …
- Economia e maior probabilidade de vendas. …
- Versatilidade no uso.
17 de dez. de 2020
Quais os excipientes aditivos mais utilizados em manipulação?
Os edulcorantes mais usados pela indústria farmacêutica são a sacarose (açúcar), seus substitutos artificiais (sacarina sódica, ciclamato de sódio e aspartame) e o sorbitol.
Quais os principais conservantes utilizados em medicamentos?
– Oxidantes enérgicos, álcalis e carbonatos alcalinos, Cânfora, Mentol, Timol, Polietilenoglicol, Gelatinas e Albuminas ( complexam-se com o fenol, reduzindo a sua eficiência antimicrobiana ).
Quais os tipos de adjuvantes farmacêuticos?
Os mais citados foram: cloreto de benzalcônio (5; 7,25%), propilenoglicol (4; 5,80%), lactose (4; 5,80%) e sorbitol (3; 4,35%). A Tabela 2 ilustra a frequência de citação de cada adjuvante farmacêutico nos estudos selecionados e suas respectivas possíveis funções nas formulações.
Quais são os tipos de formas farmacêuticas?
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.
Como saber o tamanho da cápsula?
Tamanhos de cápsulas O tamanho 0 contém cerca de 500 mg ou 0,5 gramas de pó enquanto o tamanho 00 contém aproximadamente 735 mg ou 0,735 gramas. O tamanho 000 é o maior tamanho de cápsula para uso humano; em média, ele contém cerca de 1000 mg, mas tudo depende da densidade do pó.
Quais são os veículos e excipientes mais usados em homeopatia?
Os veículos e excipientes mais utilizados em homeopatia são a água purificada, o álcool etílico, a glicerina, a lactose e os glóbulos de sacarose (BRASIL, 2007).
O quê é o tipo do veículo?
A espécie do veículo é uma das formas de classificação, relacionada à sua utilidade, ou seja, para que o veículo serve, sendo previstas sete espécies diferentes: de passageiros, de carga, misto, de competição, de tração, especial e de coleção.
Comentários