Qual foi o grande dilema da assembleia dos ratos?

Qual foi a grande dilema da assembleia geral dos ratos?

Caçava tantos ratos que os sobreviventes estavam quase morrendo de fome, pois tinham muito medo de sair de suas tocas. Como o problema havia atingido grandes proporções, os ratos resolveram marcar uma assembleia para tentar encontrar uma saída.

Qual a moral da fábula assembleia geral dos ratos?

Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. Moral da história: falar é fácil, fazer é que são elas! Ou seja, a ideia sem ser colocada em prática (por falta de coragem?)

Quem era o causador de tantos problemas para os ratos fábula assembleia geral dos ratos?

Conta uma fábula que um gato estava dando muitos prejuízos para os ratos de uma casa velha. Sem coragem para saírem das tocas, eles estavam quase morrendo de fome. A situação ficou séria. Então, os ratos resolveram se reunir em assembleia para resolverem o problema.

Por que os ratos fizeram uma reunião?

4.2 TEXTO 02: A Reunião Geral dos Ratos Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito para acabar com aquele eterno transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados.

O que é a moral da fábula?

A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios – frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.

Por que os ratos estavam morrendo de fome?

2 – Por que os ratos estavam quase morrendo de fome? Porque o gato comia toda a comida deles. Porque quando saiam das tocas não encontravam comida. Porque tinham medo de sair das tocas para procurar comida.

Qual é a moral da história a reunião geral dos ratos?

Moral. Falar é uma coisa, fazer é outra. Não basta apenas ter idéias e planejar, mas a execução é fundamental para se atingir os objetivos.

Qual é a origem da fábula?

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.

Que ideia o rato jovem apresentou ao grupo?

A assembleia dos ratos No fim, um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo.

O que é a moral da história?

Conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo.

Qual a moral da fábula cigarra e formiga?

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

O que deu de fazer faro fino?

Um gato de nome FaroFino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão.

Quando aconteceu a assembleia dos ratos?

1989
As três peças que compõem o teatro infantil pliniano são: As aventuras do coelho Gabriel (1965), História dos bichos brasileiros: o coelho e a onça ou Onça que espirra não come carne (1988) e Assembleia dos ratos (1989), sendo esta o corpus de análise deste trabalho.

Qual foi a ideia do rato jovem?

A assembleia dos ratos Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido.