Qual foi a história da fração?
A história das frações remonta o Antigo Egito (3.000 a.C.) e traduz a necessidade e a importância para o ser humano acerca dos números fracionários. Naquele tempo, os matemáticos marcavam suas terras para delimitá-las. … Note que a palavra Fração é proveniente do latim fractus e significa “partido”.
Quem foi que inventou a fração?
Os egípcios, provavelmente, foram os primeiros a inserir as frações em seu sistema de numeração, mas outros povos antigos também o fizeram. E, assim como para os números inteiros, cada um tinha sua própria maneira de representar as frações. No Egito eram conhecidas apenas as frações unitárias.
Como explicar o que é fração?
Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.
Como surgiu a fração e para que serve?
Para representar os números fracionários, usavam frações. Os egípcios interpretavam a fração somente como uma parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas as frações unitárias, isto é, com numerador igual a 1. Para escrever as frações unitárias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador.
Qual é a importância da fração?
Com as frações, podemos realizar inúmeras representações e estabelecer cálculos que envolvam adição, subtração, divisão, multiplicação, radiciação e potenciação.
Qual a utilidade das frações em nosso dia a dia?
O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.
Quem foi o homem que inventou a Matemática?
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.
Como ensinar a fração?
1:326:47Clipe sugerido · 59 segundos1 como ensinar frações no Ensino Fundamental – YouTubeYouTube
Como fazer leitura de frações?
Ao lermos uma fração, a leitura do numerador é realizada de forma direta, já a leitura do denominador segue as regras descritas abaixo….Exemplos de leitura de fração:
- /2: um meio.
- /3: dois terços.
- /4: três quartos.
- /5: quatro quintos.
- /6: cinco sextos.
- /7: seis sétimos.
- /8: sete oitavos.
- /9: oito novos.
Onde usamos a fração no dia a dia?
Mas quando é que utilizamos uma fração? Uma fração é utilizada quando queremos representar quantidades de um “todo”. Para exemplificar: Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.
Onde as frações são usadas?
As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.
Quem fundou a matemática?
A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.
Onde foi criada a matemática?
Na Babilônia, a matemética era cultivada entre os escrivas responsáveis pelos tesouros reais. Apesar de todo material algébrico que tinham os babilônios e egípcios, só podemos encarar a matemática como ciência, no sentido moderno da palavra, a partir dos séculos VI e V A.C., na Grécia.
Como ensinar fração para as crianças?
2:196:47Clipe sugerido · 57 segundos1 como ensinar frações no Ensino Fundamental – YouTubeYouTube
Comentários