Qual é a função de um tiristor?

Qual a função de um tiristor?

O módulo tiristor diodo é um dispositivo de controle de corrente alternada que pode ser utilizado em muitos equipamentos eletrônicos para realizar funções como controle de temperatura, velocidade e iluminação.

Qual a função do tiristor SCR?

1 Tirístor A função de um tirístor é de abrir e fechar circuitos com grandes cargas, como motores, electroímanes, aquecedores, converter CA em CC, CC em CA. Os tirístores trabalham sempre entre dois estados de funcionamento: o corte e a condução, por isso podemos dizer que são dispositivos de comutação.

Onde são utilizados os tiristores?

Encontramos tiristores controlando cargas resistivas de alta potência como lâmpadas e elementos de aquecimento em estufas, fornos e outras aplicações industriais assim como controlando cargas indutivas como motores, transformadores inversores, solenoides e muitos outros dispositivos semelhantes.

O que são tiristores e quais os tipos existentes?

Tirístor é uma designação que engloba fundamentalmente dois tipos de semicondutores que são o SCR (Silicon Control Rectifier – Retificador Controlado de Silício) e o TRIAC (Triode Alternative Current).

Qual é a característica vi dos tiristores?

Uma curva característica típica vi de um tiristor é mostrada na Figura 4.2b. Quando a tensão de catodo é positiva em relação ao anodo, a junção /2 está diretamente polarizada, mas as junções 12 e 13 estão reversamente polarizadas. Isto é, como dois diodos conectados em série, com tensão reversa sobre eles.

Pode-se citar como tiristor?

Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR, o TRIAC e o DIAC. SCR O SCR (Silicon Controlled Rectifier) se assemelha a um diodo pelo fato da corrente poder fluir pelo dispositivo em um único sentido, entrando pelo terminal de anodo e saindo pelo terminal de catodo.

O que é o componente SCR?

O dispositivo SCR (Sillicon Controlled Rectifier ou Retificador Controlado de Silício) é um diodo controlado de silício. Este componente faz parte da família dos tiristores. … O SCR é construído por quatro camadas de material semicondutor: PNPN ou NPNP. Ele possui três terminas, chamados anodo, cátodo e gatilho.

Qual é o princípio de funcionamento de um SCR e qual é a sua potencial aplicação?

Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais. Porém quando o eletrodo do GATE é submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passará livremente e levando a carga ao estado ligado (“ON”).

Por que não é comum a utilização de tiristores para controle de corrente contínua?

O uso de SCRs em circuitos alimentados com tensão contínua e constante não é muito comum, justamente por causa da complexidade dos circuitos necessários para realizar a comutação forçada dos tiristores. Para aplicações de chaveamento nessas condições, é mais comum a utilização de transistores bipolares ou FETs.

Quais são os tipos tiristores?

Tipos de tiristores

  • Retificador controlado de silício. …
  • GTO (Gate Turn-Off thyristor) …
  • TRIAC. …
  • DIAC. …
  • LA-SCR (Light Activated SCR)

O que são os tiristores DIAC e TRIAC?

DIAC (tiristor diodo bidirecional) – O DIAC é um tiristor bidimensional, que é capaz de conduzir e bloquear a passagem da corrente nas duas direções. … Essa característica permite que o TRIAC seja utilizado em circuitos de corrente alternada. Ele tanto pode ser disparado com um pulso positivo como negativo no gatilho.

Qual é a função de um DIAC?

Funcionamento. O dispositivo DIAC bloqueia a tensão até ela ultrapassar um valor desfavorável, depois conduz até comutar, de uma forma similar a um diodo. A comutação é quando o dispositivo para de conduzir e retorna ao seu estado de bloqueio, até ser disparado novamente.

Quais as características do SCR?

Um SCR possui três conexões: ânodo, cátodo e gate, também chamado de gatilho. O gate é responsável por determinar a passagem de corrente entre os terminais principais do tiristor, ou seja, entre o ânodo e o cátodo. … Por isso, dá-se como característica a taxa máxima de subida de tensão que permite manter bloqueado o SCR.

Porque o nome tiristor é aplicado em chaves de estado sólido?

A grande vantagem no uso de dispositivos de estado sólido como chaves e relés está na ausência de desgaste e problemas de contacto. No entanto, eles também têm suas limitações como a introdução de ruídos no circuito, a queda de tensão na condução, além de outros que devem ser considerados.