Qual o mecanismo de ação da espironolactona?

Qual é o mecanismo de ação da espironolactona?

Mecanismo de Ação: a espironolactona é um antagonista farmacológico específico da aldosterona, atuando no local de troca de íons sódio-potássio dependente de aldosterona, localizado no túbulo contornado distal do rim.

Qual é a função do espironolactona?

A Espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo utilizado no tratamento do aumento da pressão arterial sem causa determinada e distúrbios relacionados a inchaço e acúmulo de líquidos.

Como o espironolactona age nos rins?

como diurético ou como anti-hipopotassêmico, inibindo competitivamente a aldosterona nos rins (túbulos distais) levando à excreção de sódio e água e à retenção de potássio. Como anti-hipertensivo, reduz o volume líquido e o débito cardíaco, baixando a pressão.

Qual o princípio ativo de espironolactona?

Características do Produto

Forma Farmacêutica Comprimido
Fabricante EMS
Para que serve Indicado no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta)
Categoria do Medicamento Genérico
Princípio Ativo Espironolactona

Qual o mecanismo de ação da clonidina?

O Cloridrato de Clonidina atua essencialmente sobre o sistema nervoso central, reduzindo o fluxo adrenérgico simpático e diminuindo a resistência vascular periférica, resistência vascular renal, frequência cardíaca e pressão arterial.

Qual é o mecanismo de ação da hidroclorotiazida?

A hidroclorotiazida é um diurético tiazídico. O mecanismo do efeito anti-hipertensivo dos diuréticos tiazídicos não é totalmente conhecido. As tiazidas afetam os mecanismos tubulares renais da reabsorção eletrolítica, aumentando diretamente a excreção de íons sódio e cloreto e privando o corpo do excesso de água.

Quais são os efeitos colaterais do espironolactona?

Alguns efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com espironolactona são náuseas, mal estar, dor ou formação de caroço nas mamas, cãibras nas pernas, perda de cabelo, crescimento de pêlos, coceira ou formação de bolhinhas na pele, insuficiência renal ou síndrome de Stevens-Johnson.

Quando não usar espironolactona?

Espironolactona é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade à espironolactona ou a qualquer componente da fórmula;a pacientes com insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins), diminuição significativa da função renal, anúria (perda da capacidade de urinar), hiperpotassemia (aumento …

Quem tem problema renal pode tomar espironolactona?

A espironolactona não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à espironolactona ou aos componentes da fórmula, pessoas que tenham insuficiência renal aguda, diminuição significativa da função renal, perda da capacidade de urinar, aumento dos níveis sanguíneos de potássio, doença de Addison, hipercalemia ou que …

Quanto tempo a espironolactona demora para sair do organismo?

A duração da ação é de aproximadamente 3 a 6 horas após uma dose oral de 40 mg em voluntários saudáveis.

Qual o genérico do espironolactona?

Espironolactona 25mg Genérico Germed 30 Comprimidos atua como diurético (aumenta a eliminação de água através da urina) e como anti-hipertensivo (diminui a pressão arterial) por este mecanismo.

Qual o princípio ativo da hidroclorotiazida?

O princípio ativo hidroclorotiazida pertence à classe de substâncias tiazídas. Esta substância tem uma ação diurética, isto é, aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. O início de ação ocorre 2 horas após sua administração, sendo o efeito máximo é alcançado após cerca de 4 horas.

Qual o mecanismo de ação da clonidina e da Metildopa?

Atua estimulando certos receptores cerebrais (do tipo alfa-2 adrenérgico) que por sua vez relaxam os vasos sanguíneos de outras partes do corpo, promovendo a vasodilatação. Tem especificidade pelos receptores pré-sinápticos α2 no sistema vasomotor do SNC.

Qual o mecanismo de ação da nifedipina?

Mecanismos de ação O nifedipino inibe a entrada de íons de cálcio, bloqueando os canais de cálcio dependentes de voltagem de tipo L no músculo liso vascular e nas células do miocárdio.