Para que serve o CONTRANDIFE?

Qual é a função do CONTRANDIFE?

O CETRAN e o CONTRANDIFE são órgãos normativos de cada estado e do Distrito Federal DF, cuja função é de acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos e articulação entre os …

Qual a finalidade do Sistema Nacional de Trânsito?

O Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de …

O que compete ao CETRAN e CONTRANDIFE?

Os CETRAN e o CONTRANDIFE são órgãos colegiados, normativos, consultivos e coordenadores do correspondente Sistema Estadual ou Distrital, componentes do Sistema Nacional de Trânsito, responsáveis pelo julgamento em segunda Instância dos recursos interpostos contra penalidades aplicadas por órgãos e entidades executivos …

O que significa a sigla CONTRANDIFE?

Nessa fase, os condutores do Distrito Federal deverão enviar seu recurso ao CONTRANDIFE, que é o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, o qual possui as mesmas atribuições dos CETRANs.

Qual é a função da Junta Administrativa de Recursos de Infrações?

Criada em 1973, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da Cidade de São Paulo tem como objetivo decidir, em primeira instância, com autonomia de convicção e decisão, sobre aceitação dos recursos feitos por quem foi multado por infrações de Trânsito.

Qual é o dever de todo condutor de veículo?

É dever de todo condutor de veículo: I – Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Penalidade: Grupo 4. II – Conservar o veículo na mão de direção e na faixa própria.

Quais são as vias de trânsito?

As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.

O que significa a sigla CETRAN e qual as suas competências?

Os Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRAN) e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE) são órgãos consultivos e normativos, assim como o CONTRAN, só que atuam em nível estadual e distrital. Os seus presidentes são nomeados pelos respectivos governadores.

Qual é a responsabilidade dos órgãos normativos e consultivos?

I) ÓRGÃOS NORMATIVOS – são os Conselhos de Trânsito, que possuem como atribuição principal a elaboração de normas, de forma complementar ao estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. Por elaborarem as normas, também respondem as consultas relativas à aplicação e compreensão da legislação de trânsito em vigor.

Onde fica o Contrandife?

Criado em 1997, sua sede fica no Distrito Federal e tem como objetivo zelar pela uniformidade e pelo cumprimento das regras estabelecidas no código. O CONTRAN é responsável por definir as chamadas Câmaras Temáticas.

Quais são as siglas do DETRAN?

DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito)– órgão executivo estadual, responsável, entre outras coisas, por toda documentação do veículo e do condutor e pela formação de novos condutores.

Onde funcionam as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações JARI?

No caso das JARI,s, que funcionam junto ao DER-RJ, são julgados recursos relativos a infrações cometidas em rodovias estaduais. Para entrar com recurso você não precisa contratar um advogado.

Quais são os recursos de multas?

Como Recorrer multas de trânsito [Passo a Passo] O recurso é essencial para anular uma multa e dela pode-se recorrer 3 (três) vezes administrativamente: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância (JARI) e o recurso de 2ª Instância (CETRAN).

É dever de todo condutor de veículo guardar distância?

1 – Distância de segurança O motorista deve manter distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos. Além disto, é dever de todo condutor de veículo considerar, no momento, a sua velocidade, as condições da pista e do clima.