Qual a diferença entre orquídeas e bromélias?

Qual a diferença entre bromélias e orquídeas?

Orquídeas: As orquídeas são lindas e, como gostam de lugares protegidos, elas podem ficar dentro de casa. Não gostam de muita água. Bromélias: São plantas decorativas, deixam qualquer ambiente alegre. … Não pode ser regada com frequência, já que o caule e as folhas armazenam muita água.

Qual relação entre orquídea e Bromelia?

O inquilinismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo, portanto, uma relação interespecífica. … Como exemplo principal do inquilinismo, podemos destacar as orquídeas e as bromélias, plantas que vivem sobre outras.

Onde vivem as bromélias e orquídeas?

As Bromélias e as Orquídeas são espécies vegetais epífitas que estão espalhadas por todo o planeta, no entanto são encontradas principalmente nas regiões tropicais do planeta. As plantas epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas. … Essas plantas precisam de uma grande quantidade de luz para se desenvolverem.

O que são as bromélias?

As bromélias são um gênero vegetal que compreende mais de 3.000 espécies distintas, todas pertencentes à família Bromeliaceae. … Este grupo de plantas possui uma gama de hábitos de vida, ocupando regiões no litoral e também de grandes altitudes, seja na forma terrestre ou epífita (utilizando outra planta como suporte).

Como reconhecer uma orquídea no mato?

Na busca de orquídeas, o melhor é procurar terrenos descampados e incultos, esta última “uma condição quase essencial”. As zonas calcárias, como acontece com muitas serras, são uma boa aposta.

Como identificar uma orquídea no mato?

Uma das características mais comuns é ter o labelo bem ondulado na parte de baixo. Para ajudar como identificar orquídeas pelas folhas, observe se são rígidas e os pseudobulbos gordinhos.

Qual a relação ecológica entre orquídeas e árvores?

As epífitas são, sem dúvidas, o exemplo mais conhecido de inquilinismo. Essas plantas, como bromélias e orquídeas, desenvolvem-se sobre o tronco de outras plantas (chamadas de forófitos), porém não causam nenhum prejuízo às plantas onde crescem.

Qual a relação entre orquídeas e árvores?

Um exemplo clássico é o caso da interação existente entre orquídeas ou bromélias e as árvores em cujo tronco se instalam (não há postura de parasitismo). Estas plantas são classificadas como epífitas (epi = em cima), esse tipo de inquilinismo é denominado epifitismo.

Onde é encontrada As orquídeas?

As orquídeas estão espalhadas por todo o globo terrestre, desde o Ártico até os Trópicos. Mas é nas regiões mais quentes que é encontrada em maior abundância e variedade de cores e formas.

Quais são as plantas que vivem na Terra?

Plantas terrestres

  • Musgos;
  • Arbustos;
  • Samambaias;
  • Mangueiras.

Quais são as características das bromélias?

Características: Herbácea epífita que atinge grande altura para uma bromélia, pode chegar a 90 cm de altura. As espigas florais são rígidas e muito exuberantes, em colorido intenso. Normalmente é utilizada em arranjos florais de maneira epífita, em troncos ou pedras, à meia-sombra.

Qual é a utilidade da bromélia?

Utilidades econômicas: Em paisagismo, apesar dos muitos espinhos, as inflorescências são majestosas e os frutos muito saborosos que podem ser usados no preparo de doces, como geléias e sorvetes, ou sucos. Usada como cerca-viva em propriedades rurais, assim como utilizada na extração de fibras para confecção de cordas.

Como e onde procurar orquídeas?

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.

Qual a orquídea mais rara do Brasil?

Cattleya walkeriana
Cattleya walkeriana ou ‘Feiticeira’ Esta espécie é uma orquídea brasileira, de cor e forma excepcionais. Encontrada na década de 1960, nunca mais foi vista na natureza. Cada exemplar é vendido por mais de R$ 1.500.