O que é protandria e Protoginia?

Qual a diferença entre protandria e Protoginia?

Há duas formas de dicogamia: a protoginia, na qual a maturação dos órgãos sexuais femininos precede a dos masculinos, e a protandria na qual, pelo contrário, os órgão sexuais masculinos maturam antes dos femininos.

O que é protandria e como ocorre?

A protandria é uma condição assincrônica de reprodução em que a liberação do pólen das anteras (parte masculina do sistema reprodutivo vegetal) ocorre antes dos estigmas (parte feminina do sistema reprodutivo vegetal) estarem receptivos. Maturação das anteras antes do pistilo em uma planta. …

O que é Dicogamia e Heterostilia?

Dicogamia: os órgãos reprodutores da planta amadurem em épocas distintas. … Dioicia: a planta não possui flores com os dois sexos. Hercogamia: há um obstáculo entre o gineceu e o androceu. Heterostilia: o estame e o pistilo possuem tamanhos diferentes.

Qual a diferença entre plantas autógamas e alógamas?

As populações alógamas transmitem seus alelos às gerações seguintes, enquanto que as populações autógamas transferem seus genótipos integralmente fixando-os em gerações avançadas de autofecundações naturais sucessivas. No melhoramento genético dessas populações são aplicados procedimentos distintos.

O que significa Protoginia?

Significado de Protoginia substantivo feminino História natural Estado dos seres hermafroditas que se desenvolvem primeiro como femininos e depois como masculinos. (Opõe-se-lhe protandria.).

Qual o significado de autopolinização?

Autopolinização ou polinização direta, é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita). É pouco frequente, ocorre na ervilha, no tabaco, no algodão e em muitos cereais, exceção do milho e centeio.

Como acontece a autopolinização?

A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação.

Qual a diferença entre autopolinização e polinização cruzada?

A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

O que é autopolinização explique?

A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação.

O que é uma planta Autógama?

As plantas autógamas são aquelas que realizam preferencialmente autofecundação (acima de 95%). A autofecundação ocorre quando o pólen (gameta masculino) fertiliza um óvulo (gameta feminino) da mesma planta.

O que são plantas Alógamas e dê exemplos?

Plantas alógamas são plantas que fazem, preferencialmente, polinização cruzada. … Neste caso, a fertilização acontece quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.

Quais são os tipos de Autoincompatibilidade?

Autoincompatibilidade homomórfica

  • Autoincompatibilidade gametofítica.
  • Autoincompatibilidade esporofítica.
  • Genética da autoincompatibilidade heteromórfica.
  • Autoincompatibilidade reversa.
  • Autoincompatibilidade crítica.
  • A protrusão como mecanismo de autoincompatibilidade e sua base genética.

O que é Xenogamia?

Fecundação cruzada entre dois genótipos (indivíduos).

Por que é importante para as plantas evitar a autopolinização?

A polinização geralmente ocorre entre flores da mesma planta ou entre flores de plantas diferentes da mesma espécie, caracterizando a polinização ou fecundação cruzada. … b) Evitar a autopolinização favorece o aumento de variabilidade na espécie.